Rede de Educação SSpS incentiva a cultura da paz e não violência através de suas agendas

Ontem foi o Dia da Não Violência. Como você comemorou este dia? Se você não comemorou, então comemora com a gente promovendo o manifesto da cultura de paz e não violência da UNESCO, conhecido como o Manifesto 2000.

Este manifesto é show de bola, ele foi feito por um grupo de laureados do Prêmio Nobel da Paz no 50º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos e chama para a conscientização e o compromisso com os valores humanos e atitudes que inspirem a paz. Tudo isso foi resumido em 6 princípios básicos. Vamos ver quais são eles?

Manifesto 2000 Por uma Cultura de Paz e Não Violência

1 – Respeitar a vida: Respeitar a dignidade de cada pessoa, sem discriminação ou preconceito;

2 – Rejeitar a violência:  física, sexual, psicológica, econômica e social, em particular contra os grupos mais desprovidos e vulneráveis como as crianças e os adolescentes;

3 – Ser Generoso: Compartilhar o meu tempo e meus recursos materiais em um espírito de generosidade visando o fim da exclusão, da injustiça e da opressão política e econômica;

4 – Ouvir para Compreender: Defender a liberdade de expressão e a diversidade cultural, dando sempre preferência ao diálogo e à escuta do que ao fanatismo, a difamação e a rejeição do outro;

5 – Preservar o Planeta: Promover um comportamento de consumo que seja responsável e práticas de desenvolvimento que respeitem todas as formas de vida e preservem o equilíbrio da natureza no planeta;

6 – Redescobrir a Solidariedade: Contribuir para o desenvolvimento da minha comunidade, com a ampla participação da mulher e o respeito pelos princípios democráticos, de modo a construir novas formas de solidariedade.

Fazendo a nossa parte

A agenda de 2018 da Rede de Educação SSpS, em sintonia com a o tema da Campanha da Fraternidade deste ano – Fraternidade e superação da violência, tendo como lema ‘Em Cristo somos todos irmãos (Mt 23,8)’ foi desenvolvida como um meio de promover a cultura da paz e dar dicas de como ela pode ser criada no dia-a-dia da criança e do adolescente.

O projeto, desenvolvido pelo departamento de comunicação da Rede de Educação Missionárias Servas do Espírito Santo, conta com textos de Rosane Kurzhals, coordenadora do departamento, e artes do diretor de arte Gabriel Grecco, tendo revisão e apoio de coordenadores pedagógicos e diretorias dos colégios da rede de educação.

As agendas para o nível fundamental faz alusão aos princípios do Manifesto através de textos e links em QR Codes para vídeos, livros e audiolivros para estimular o conhecimento e reflexão sobre os temas abordados. Veja o projeto abaixo e baixe o PDF clicando aqui.

Já as agendas do nível infantil trazem, nas divisórias de cada mês, links para filmes feitos exclusivamente para o ‘Projeto Recontos para a Paz” e que trazem a recontação de vários contos de fadas, fábulas e histórias infantis modificadas para o tema da paz. Veja o projeto abaixo e baixe o PDF clicando aqui. Confira também todos os vídeo das histórias no nosso canal do youtube.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *