Biodiversidade, o tema da Campanha da Fraternidade de 2017

Todos os anos, a Igreja Católica no Brasil lança uma campanha no período de quaresma com um tema que destaca uma situação da realidade social que precisa ser mudada. A Campanha da Fraternidade tem como objetivo conscientizar a todas as pessoas a serem solidárias e a terem ações conscientes sobre a vida.

Neste ano o tema “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida” e o lema “Cultivar e guardar a criação” (Gn 2.15) Reflete sobre sobre a necessidade de cuidar e proteger a natureza, principalmente os biomas, que se encontram fortemente ameaçados.
Um dos biomas que mais se encontra degradado é a Mata Atlântica que possui atualmente 7% de sua vegetação original. O desmatamento nos últimos 100 anos a transformou numa das florestas mais ameaçadas do planeta.

Segundo dados de entidades como a Conservação Internacional e a SOS Mata Atlântica, hoje se perde um campo de futebol de vegetação a cada quatro minutos! Essa destruição põe em risco também a fauna da região: de 271 mamíferos que habitam a floresta, 160 só existem lá e podem desaparecer.

Existem diversas atitudes que podem ser tomadas para a prevenção e o cuidado com esses biomas, sugerimos abaixo uma lista com várias atitudes que você pode realizar par ajudar o planeta:

(Infográfico sobre atitudes para cuidar do planeta. Fonte A12.com)

Acesse aos subsídios da CF 2017 e outros materiais da campanha, como músicas, hinos e cartazes em http://www.campanhadafraternidade2017.com.br. Compartilhe essa ideia junto a sua comunidade e faça parte desde movimento.

Todos nós, como habitantes do planeta Terra, devemos zelar pela defesa do meio ambiente.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *