Comunhão com os outros: Outras culturas

Durante a colonização do Brasil, muitos povos diferentes chegaram ao nosso país e acrescentaram seus costumes a cultura daqui. Depois disto a imigração nunca parou e hoje somos considerados o país com a maior diversidade cultural do planeta. E ainda tem mais: com a crise econômica e as guerras, temos recebidos milhares de refugiados de diferentes países, que aumentaram mais a miscigenação da população.

Em 2015 a Polícia Federal registrou a entrada de mais de 65.000 pessoas de 10 países diferentes, sendo que a maioria se concentrou em São Paulo devido as oportunidades de trabalho.

E este cenário diversificado se encaixa perfeitamente num dos temas proposto para 2018 pela Congregação para o Ano da Comunhão Com os Outros: “Estar em comunhão com as outras culturas”.

É hora de abraçar os estrangeiros com toda sua riqueza cultural e tratá-los como irmãs e irmãos que somos em Cristo Jesus. Aproveite também para conhecer nosso Centro de Integração do Migrante na Rua Coimbra, 459 – Brás, onde você pode conversar e conviver com vários migrantes prontos para contar suas histórias.

Mas enquanto eles não contam, conheça agora algumas culturas que existem aqui no Brasil:

 

Crianças haitianas
Família japonesa em festival no bairro da Liberdade em São Paulo-SP.
Indígenas realizando dança típica.
Grupo de dança alemã.
Mulheres colombianas.
Irmãs Missionárias do Brasil, Índia e México.
Irmã Malgarete com migrantes mexicanas.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *