Conheça as 10 lições mais importantes de Jesus

Entre todas as lições lindas e marcantes que Jesus nos ensinou, reunimos as 10 que consideramos mais importantes para você ler, guardar e praticar.

  1. O sofrimento de hoje será dádiva amanhã

 Bem-aventurados os que choram, pois serão consolados. Mateus 5:4

Em Mateus 5, Jesus deixou uma série de mensagens para te reconfortar e animar nos dias difíceis. Para cada situação, uma condição diferente.

Essa passagem bíblica vai te dar o maior gás para você se fortalecer e seguir em frente. Sem mais spoilers, leia o resto aqui.

  1. Fazemos parte de uma família onde todos somos irmãos

Já reparou como na igreja nos cumprimentamos como irmãos e irmãs? Não é porque somos filhos do mesmo pai e da mesma mãe, mas porque o sangue de Jesus nos uniu para sermos uma grande família. Se precisar de algo, não hesite em chamar eles, da mesma forma, ajude a todos os que precisarem.

  1. Amar é fundamental

Com certeza a lição mais importante de Jesus nos ensinou: O amor! Jesus nos ama tanto, que veio neste mundo para morrer por nós para que tivéssemos salvação. E ninguém está de fora desta, o amor Dele é para todos.

E além do amor de Deus, Jesus nos ensinou o amor fraternal, o amor que você deve ter por seus amigos e inimigos.

  1. Ninguém é melhor que ninguém

Naquela época em que Jesus vivia, existia um monte de regrinhas de moral que faziam as pessoas serem preconceituosas. Mas Jesus não se importava com isso, pelo contrário, sua prioridade eram as pessoas que ninguém queria saber. Alguns exemplos:

  • Jesus oferece a ‘água da vida’ a uma samaritana: Homens não podiam falar com mulheres que estavam sozinhas e ainda mais de um povo inimigo do seu.
  • Jesus come na casa de Zaqueu, o publicano: Zaqueu era um cobrador de impostos corrupto e Jesus foi jantar com ele.
  • Jesus impede que uma mulher adúltera seja apedrejada: Jesus foi criticado aos montes por impedir que as pessoas matassem uma mulher que cometeu um pecado/crime de adultério.

Esses são alguns exemplos que encontramos na Bíblia, se você ler, encontrará muito mais.

  1. Existe justiça divina

“Deus é justo”, uma frase que sem dúvida você deve ter ouvido falar muito. E se Deus é justo, não precisamos fazer justiça com nossas próprias mãos. Ele cuida de nossas causas, ainda que demore, ele fará justiça.

“Não explore os pobres por serem pobres, nem oprima os necessitados no tribunal, pois o Senhor será o advogado deles e despojará da vida os que os despojarem.“ Provérbios 22:22-23 

  1. O contentamento está em Deus, não nas riquezas

Pagar impostos, não sermos gananciosos e a ajudarmos os pobres são alguns conselhos que Ele dá quando o assunto é dinheiro. Porém, o mais importante é que ele não seja o centro de nossa vida, pois, se isso acontecer, estará ocupando o lugar de Deus.

“Não acumulem para vocês tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem destroem e onde os ladrões arrombam e furtam. Mas acumulem para vocês tesouros nos céus, onde a traça e a ferrugem não destroem e onde os ladrões não arrombam nem furtam. Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração.”  Mateus 6:19-21

“Ordene aos que são ricos no presente mundo que não sejam arrogantes, nem ponham sua esperança na incerteza da riqueza, mas em Deus, que de tudo nos provê ricamente, para a nossa satisfação.” 1 Timóteo 6:17

“Quem ama o dinheiro jamais terá o suficiente; quem ama as riquezas jamais ficará satisfeito com os seus rendimentos.” Eclesiastes 5:10

  1. Não nos cabe julgar a justiça de Deus

“Os primeiros serão os últimos”. Olha você aí citando a Bíblia e nem sabia… Todo mundo pensa que esse é um ditado popular, mas na verdade é um verso da Bíblia.

Em Mateus 20 , Jesus fala das recompensas do Reino dos Céus com a parábola dos trabalhadores de uma vinha que se sentem indignados por serem igualmente pagos tanto os que trabalharam todo o dia quanto os que só o fizeram por algumas horas.

Esta é uma história que ensina que só a Deus cabe avaliar a fidelidade dos seus e que a resposta ao chamado de Deus, quando idêntica, será identicamente recompensada.

  1. É preciso estar sempre alerta

Mateus 25 traz a parábola das 10 virgens, uma história muito conhecida entre os cristãos, que conta que 10 mulheres estavam esperando o noivo e pegaram no sono. Quando o noivo veio, somente cinco conseguiram ir para o casamento. Que aflição, hein?

Esta é uma história sobre estar preparado sempre. Leia por completo aqui

  1. É preciso perdoar para ser perdoado

Essa aqui é faca na caveira. Sabe aquela pessoa que apronta com você e pisa na bola toda hora? Perdoe-a. Sabemos que é muito difícil, mas Jesus ensinou que Deus nos perdoa quando perdoarmos os outros.

“Sejam misericordiosos, assim como o Pai de vocês é misericordioso”. “Não julguem, e vocês não serão julgados. Não condenem, e não serão condenados. Perdoem, e serão perdoados.”
Lucas 6:36,37

Antes de rodar a baiana com aquela pessoa, pense duas vezes sobre a misericórdia. 

  1. Você nunca está sozinho

“E eu pedirei ao Pai, e ele lhes dará outro Conselheiro para estar com vocês para sempre,
o Espírito da verdade
.” João 14:16,17

Jesus enviou o Espírito Santo para estar presente em todos os momentos com você. Não fisicamente, mas espiritualmente. Ele fez isso porque sabia que teríamos dias difíceis.

Se quiser sentí-lo, basta fazer uma oração. Ele vai te ajudar a tomar boas decisões e te consolar.