Conheça os 10 Mandamentos para a Paz na Família

Jesus profetizou em Mateus 24:12: “A maldade vai se espalhar tanto, que o amor de muitos esfriará”. Esta é uma verdade que vemos hoje inclusive nos nossos lares.

E foi para reforçar os vínculos e lembrar que o amor na família segue também as suas leis que a Pastoral da Criança desenvolveu os 10 Mandamentos para a Paz na Família, uma ressignificação dos 10 Mandamentos que contém belas lições de respeito, união familiar, direitos e deveres. Confira:

  1. Tenha fé e viva a Palavra de Deus, amando o próximo como a si mesmo.
  2.  Ame-se, confie em si mesmo, em sua família e ajude a criar um ambiente de amor e paz ao seu redor.
  3. Reserve momentos para brincar e se divertir com sua família, pois a criança aprende brincando e a diversão aproxima as pessoas.
  4. Eduque seu filho através da conversa, do carinho e do apoio e tome cuidado: quem bate para ensinar está ensinando a bater.
  5. Participe com sua família da vida da comunidade, evitando as más companhias e diversões que incentivam a violência.
  6. Procure resolver os problemas com calma e aprenda com as situações difíceis, buscando em tudo o seu lado positivo.
  7. Partilhe seus sentimentos com sinceridade, dizendo o que você pensa e ouvindo o que os outros têm para dizer.
  8. Respeite as pessoas que pensam diferente de você, pois as diferenças são uma verdadeira riqueza para cada um e para o grupo.
  9. Dê bons exemplos, pois a melhor palavra é o nosso jeito de ser.
  10. Peça desculpas quando ofender alguém e perdoe de coração quando se sentir ofendido, pois o perdão é o maior gesto de amor que podemos demonstrar.

O que você achou? Dá pra colocar numa boa em prática, né? Lembrando que para a paz existir, você precisa fazer o bem mesmo se o outro não fizer.