Missionárias realizam Formação em Interculturalidade

Em maio de 2018 as Missionárias Servas do Espírito Santo – Brasil Norte realizaram um Encontro de Formação sobre Interculturalidade, visando aprimorar seus conhecimentos para trabalhar as relações interpessoais nas diferentes realidades nas comunidades em que se encontram. O encontro aconteceu em São Paulo e Belo Horizonte e foi assessorado pela Irmã Missionária SSpS Adriana Carla Milmanda.

No encontro, a Província SSpS do Brasil Norte organizou uma série de oficinas que agruparam as irmãs por idades. De acordo com a realidade de cada grupo, o workshop proporcionou uma introdução aos temas interculturais, como o atual conceito de multiculturalismo e  de cultura, compreensão das diferenças fundamentais entre culturas, estilos culturais de resolução de conflitos e espiritualidade da interculturalidade como estilo de vida e caminho de conversão permanente.

Ir. Adriana nos apresenta um resumo do que ela compartilhou com as irmãs:

Em um mundo cada vez mais globalizado e interligado, mas também cada vez mais polarizado e dividido, é essencial refletir e discernir nossa atitude para com o “outro” que é diferente (cor da pele, religião ou posição teológica, idade, sócio econômico, etc). Humanamente, tememos as diferenças, os conflitos e os desafios que eles geram. No entanto, é urgente abordar essas diferenças e conflitos como oportunidades de crescimento e um chamado à conversão.

Em um mundo que sobe cada vez mais paredes e leva a um abismo profundo entre os que “têm” e os que são sistematicamente excluídos e marginalizados, o multiculturalismo nos desafia para fora de nossas zonas de conforto, a atravessar intencionalmente essas barreiras tentando me colocar no lugar do outro para que eu possa me comunicar de uma maneira mais empática.

Apenas o encontro profundo com o “outro” pode tocar nossos corações e nos abrir a uma transformação interior, de modo que encontramos juntos novas respostas e novas formas de inclusão, compaixão e solidariedade radical, como é proposto no Projeto do Reino que Jesus inaugurou.

Multiculturalismo, não é apenas viver ou trabalhar com pessoas de diferentes culturas, mas é estabelecer relações igualitárias que promovem o enriquecimento de cada uma das partes. Interculturalismo é essencialmente encontrar formas e meios para estabelecer verdadeiras relações de reciprocidade e diálogo; para descobrir estilos de vida alternativos em um mundo cada vez mais violento, intolerante, indiferente e dividido. A chave para viver este desafio é conhecer as diferenças e aceitá-las e até mesmo desejá-las, para que elas se tornem um caminho de transformação pessoal e comunitária. O maior perigo é ignorar, minimizar ou se acostumar a simplesmente a tolerar as diferenças culturais.

Como Congregação, as Missionárias Servas do Espírito Santo receberam o chamado à vida e missão intercultural como carisma e estilo de vida. Com nossas luzes e sombras, temos vivido e desenvolvido por mais de 100 anos este carisma, que hoje é uma dádiva e responsabilidade perante a Igreja e o mundo.

Sobre a palestrante

Adriana Carla Milmanda é Missionária Serva do Espírito Santo na Argentina, é bacharel em Teologia e mestranda em Estudos Interculturais e Bíblia. Atualmente mora na periferia da cidade de San Carlos de Bariloche, onde leciona Teologia e coordenana o Projeto “Ser Mulher” que acompanha mulheres em situação de vulnerabilidade.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *