Não tô entendendo. Afinal, são 7 ou 12 os dons do Espírito Santo?

NON È VERO? DIO SANTO!

Segundo a Bíblia, no livro de Atos, capítulo 2, exatamente 50 dias depois da morte de Jesus, aconteceu a descida do Espírito Santo aos seus apóstolos. Esse dia, definitivamente, não foi um dia qualquer. Conta-se que aqueles homens, até então amedrontados e escondidos, incapazes de contar a ninguém uma só palavra do que tinha acontecido, sofreram tamanha mudança, que, abandonando o seu medo, o seu silêncio e isolamento, lançaram-se ao mundo a predicar o Evangelho. Em línguas! Nesse dia nasceu a Igreja.

Porém, há quem tenha dúvida sobre o número desses dons do Espírito Santo. 7 ou 12? Uma coisa é uma coisa; outra coisa, é outra coisa. Explicando melhor: uma coisa são os DONS do Espírito Santo. Que são 7. Outra coisa, são os FRUTOS do Espírito Santo, 12. E qual a diferença?

Segundo nossas missionárias, “os dons são as capacidades dadas às pessoas para a realização da Sua Obra e são dados de acordo com a vontade do Espírito Santo”.

Os Sete Dons do Espírito Santo, exatamente como são citados pela tradição católica e que se tornaram fonte de devoção popular, são enumerados na Bíblia no versículo 2 do capítulo 11 do Livro do Profeta Isaías: “Sobre ele repousará o Espírito do Senhor, espírito de SABEDORIA e de ENTENDIMENTO, espírito de CONSELHO e de FORTALEZA, espírito de CIÊNCIA e de PIEDADE* e se alegrará no espírito de TEMOR DE DEUS” (*Vulgata).

Já os frutos seriam como o resultado em ação dos dons do Espírito na vida das pessoas.

O versículo 22 do capítulo 5 da Epístola de Paulo aos Gálatas se refere aos frutos do Espírito: “Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, temperança (autodomínio)”.

NOTA: Numerosos hermeneutas e exegetas da Bíblia, porém, entendem que essas listas de enumerações são exemplificativas, que os dons do Espírito são de infinita diversidade, pois “há diversidade de dons e cada um recebe o dom de manifestar o Espírito para o que for útil para todos” (cf. 1Cor 12, 4-7). Segundo esses estudiosos, o número sete no contexto bíblico significa universalidade, totalidade, perfeição; receber os sete dons do Espírito significa, portanto, receber todos os seus inúmeros dons.

Capisce?

 

Fonte:

http://www.capuchinhos.org/biblia2/a-biblia-responde/532-quando-desceu-o-espirito-santo-sobre-os-apostolos

http://bibliaecatequese.com/o-espirito-santo-seus-dons-e-frutos/

http://catecismo-az.tripod.com/conteudo/a-z/e/ES-dons.html