Nota de pesar pelo falecimento de D. Paulo Evaristo Arns

 

dom-paulo-evaristo-arns-1
Erudito e humilde, D. Paulo será sempre lembrado pela sua luta junto aos mais desfavorecidos

Expressamos, através desta, nossos profundos sentimentos pelo falecimento do Cardeal Dom Paulo Evaristo Arns, ocorrido no dia 14 de dezembro.

Agradecemos a Deus pelo privilégio da caminhada comum com Dom Paulo, uma vez que, várias de nossas irmãs conviveram de perto com ele, participando de sua luta em prol dos pobres; na operação periferia; na defesa dos Direitos Humanos, no Jornal O São Paulo e em muitas iniciativas pastorais da Arquidiocese de São Paulo.

Sua perda é imensurável para a Igreja e ao nosso país. Dom Paulo, assumindo os passos de Jesus a quem seguia em atos e palavras, deixou-nos um forte exemplo de amor e dedicação preferencial aos excluídos e marginalizados. Durante o período da ditadura militar levantou sua voz profética em favor dos que estavam sendo perseguidos, torturados ou tendo seus direitos violados. Não teve medo de denunciar os abusos e arbitrariedades de autoridades truculentas.

Nossas comunidades missionárias sempre encontraram em Dom Paulo o incentivo e a inspiração para enfrentarem os desafios da missão, muitas vezes indo contra a corrente e assumindo os riscos e conflitos que a fidelidade ao Evangelho impõe. Por isso pedimos a Deus que nos conceda a graça de honrar o seu legado de coragem, compaixão, fé e justiça e de continuarmos com esperança nossa missão dando prioridade aos excluídos e marginalizados.

Que seu testemunho de incondicional amor ao próximo e compromisso com a defesa da vida possa suscitar novos profetas e continue a inspirar as gerações vindouras com a mesma alegria com que inspirou a todas nós.

À comunidade religiosa da Arquidiocese de São Paulo, família, amigos, colegas e a todos que obtiveram a graça de partilhar sua vida pessoal com a sabedoria e afeto de Dom Paulo, nossas sinceras e humildes condolências. Que sua dor encontre conforto na certeza de que este nosso irmão se encontra, agora, junto a Deus.

 

São Paulo, 15 de dezembro

Ir. Maria Percila Vieira SSpS

Coordenadora Provincial

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *