Por que domingo será o dia da Vida Religiosa Consagrada

A Vida Religiosa Consagrada é comemorada todo 3º domingo de agosto, quando a Igreja no Brasil celebra a festa da Assunção de Nossa Senhora, modelo de todas as pessoas consagradas.

Sebechleby - Typical catholic image of Coronation of Virgin Mary printed in Germany from the end of 19. cent. originally designed by unknown painter and taken in village Sebechleby in middle Slovakia (in my natal house).Este é um dia muito especial em homenagem a todas as pessoas que deixaram as suas vidas profissionais e familiares e devotam suas vidas ao seguimento de Jesus Cristo. Os que abraçam essa forma de vida, não casam, vivem pobremente e obedecem às regras e constituições próprias do Instituto a que pertencem. Em geral, vivem em comunidade. Cultivam a oração. Meditam a Palavra de Deus. E participam na missão evangelizadora da Igreja, com especial atenção aos que foram os preferidos de Jesus: os empobrecidos, excluídos, enfermos, pequenos…

A Vida Religiosa é uma forma de pertença a Deus e a Cristo, uma adesão amorosa ao Evangelho e ao Reino de Deus. Pode parecer estranho, mas a iniciativa dessa escolha não é da pessoa, mas de Deus. A pessoa sente-se chamada, atraída, envolvida pelo amor de Deus que a solicita. E a certa altura a pessoa se dá conta que esse amor é tudo, vale tudo, merece tudo, está acima de tudo. E então “se rende”. Entrega-se, deixa-se conduzir, coloca-se ao seu dispor: “Senhor, que queres que eu faça?”

Na audiência do dia 01/02, na Sala Paulo VI, no Vaticano, o Papa falou aos participantes do Jubileu da Vida Consagrada sobre o grande valor dos que consagram suas vidas a Deus. Compartilhamos com você as palavras do nosso pontífice.

Fonte: Cidade do Vaticano (RV)

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *