Qual é a diferença entre a Bíblia católica e a protestante?

O que acha de aprender mais um pouquinho sobre a Bíblia? Você sabia que existem mais de 2.500 tipos diferentes de traduções dela?

Segundo a União das Sociedades Bíblicas, são 451 línguas para as quais a Bíblia foi traduzida integralmente, enquanto aquelas para as quais foi traduzida em parte são 2.479. 

No Brasil, a Bíblia católica existe nas traduções: Jerusalém, TEB, Peregrino, Ave-Maria e CNBB, entre outras. Além dessas, existem a de tradução protestante, que são usadas em variadas denominações. 

Agora vamos à grande questão: Já que é tudo Bíblia, então não tem problema eu ler qualquer uma delas. Certo? Errado! Eis 2 motivos que fazem a maior diferença:

Motivo número 1 – Na Bíblia protestante, os livros: Tobias, Judite, Sabedoria, Baruc, Eclesiástico (ou Sirácida), 1 e 2 Macabeus, além de Ester 10,4-16 e Daniel 3,24-20; 13-14 não fazem parte da Bíblia. Para nós católicos, isto torna a Bíblia incompleta em comparação com as nossas traduções.

Motivo número 2 – Sendo de orientação protestante, essas Bíblias trazem informações extras, como introduções aos livros bíblicos e notas de rodapé, dicionários bíblicos, entre outros possíveis comentários, orientados pela sua própria doutrina, que é diferente da doutrina católica. Essas informações são muito importantes para o entendimento do texto; e se estas forem de orientação protestante, elas estarão de acordo com a doutrina protestante e não com a católica.

E como saber qual é a Bíblia que estou lendo?

Quando você abrir as primeiras páginas da Bíblia, você pode ver nas informações gerais e de impressão qual é a sua tradução ou você pode ir no índice e ver se os livros de Tobias, Judite, Sabedoria, Baruc, Eclesiástico e Macabeus estão lá. Se estiver, é uma Bíblia católica.

Ganhei uma Bíblia cristã protestante, o que faço?

Dê de presente para um protestante. Dessa forma, além de evitar confusões, você pode presentear alguém e fortalecer a amizade com outros cristãos. 

Falando em Bíblia, não deixe de ler a sua! Aumente seu conhecimento e desenvolva sua espiritualidade cada dia mais. Aproveita e deixa pra gente nos comentários seus versos favoritos.