Saiba porque o terço missionário é diferente dos outros

teçoComo todos os rosários, o missionário também é rezado pelos cinco mistérios da vida cristã. Porém, você sabe por que cada um dos mistérios (onde são rezadas as 10 ave-marias) tem cores diferentes? Cada cor representa um continente, seu povo e sua cultu­ra. Seu objetivo é de unir pela oração todos os filhos de Deus presentes no mundo inteiro.

Veja a reflexão sobre cada continente em cada mistério:

  • A cor verde recorda a África, com suas florestas e tam­bém a esperança do crescimento da Fé cristã, graças também aos missionários que lá se encontram.
  • A cor vermelha lembra as Américas, por causa da cor da pele dos primeiros habitantes, os índios, (“os peles-ver­melhas”, como foram chamados na América do Norte) e também o sangue dos mártires, derramado por estes povos na época da conquista destas terras pelos euro­peus e nos nossos dias. Mártires de ontem e de hoje.
  • A cor branca representa a Europa, terra da raça branca. É também o continente que tem a presença do Papa, o grande mensageiro e missionário da paz.
  • A cor azul lembra a Oceania, continente formado por muitas ilhas e necessitado de missionários, mas que já envia seus missionários para outras ter­ras, inclusive para o Brasil. É também o continente da ecologia, ou seja, o que mais luta pela preserva­ção da natureza.
  • A cor amarela representa a Ásia, continente da raça amarela, berço das antigas civilizações, cul­turas e religiões. Lá se encontra quase metade da população do planeta e a menor porcentagem de cristãos. Vivem os extremos da riqueza e da pobreza.

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *