São Luiz de Gonzaga: O santo que iria para o Sínodo dos Bispos

Você deve estar se perguntando como um santo que faleceu há muito tempo iria num evento que foi criado há muitos séculos depois da sua morte. Pois bem, nós te explicamos. São Luiz de Gonzaga foi um notável jovem católico que renunciou sua fortuna e os prazeres do mundo para estar à serviço de Deus. Se ele estivesse aqui hoje, com certeza não perderia o evento do Sínodo dos Bispos. Quer saber os motivos?

São Luiz pertencia a uma família da alta nobreza italiana e seu pai era o comandante do exército imperial. Estava tudo certo para ele seguir os passos de pai, mas durante uma viagem à Espanha, onde teve bastante contato com a filosofia e livros católico, decidiu se tornar sacerdote.

Quando seu pai soube de sua escolha, tentou fazê-lo mudar de ideia, levando a festas mundanas e incentivando o consumismo. Mas ele renunciou e continuou firme em seu propósito de santidade. Ele costumava afastar as tentações com um simples pensamento que o marcou como santo: De que serve isto para a Eternidade?”. São Luiz de Gonzaga é considerado hoje o Padroeiro do Jovens.

Assim como São Luiz, muitos jovens são chamados para servir a igreja e as comunidades, porém com tantas distrações que o mundo oferece hoje, tem sido cada vez mais difícil das pessoas abrirem mão de suas vontades e de terem uma vida ‘diferente’ do padrão que a sociedade impõe.

A Igreja Católica entende muito bem essa situação, por isso mirou bem neste quesito da juventude e promoveu o assunto “Juventude , fé e discernimento vocacional” como tema do Sínodo dos Bispos de 2018. O evento acontecerá entre os dias 3 e 28 de outubro de 2018, no Vaticano e focará em ajudar os jovens a tratarem dos conflitos da juventude e a identificarem qual caminho devem seguir em suas vidas. Agora imagine se São Luiz estivesse aqui hoje, você acha que ele iria perder?

Estude o Documento Preparatório do Sínodo dos Bispos com seus amigos e comunidade e se inspire na convicção desse santo jovem

http://www.franciscanos.org.br/wp-content/uploads/2017/05/doc_prep_sinodo1.pdf

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *