Setembro é o mês da Bíblia. Você sabe por quê?

Que a Bíblia é o livro mais conhecido no mundo inteiro, é a base da religião cristã e contém inúmeros ensinamentos dados por Jesus Cristo, quase todo mundo sabe. Mas você sabe por que justo SETEMBRO é dedicado a ela?

Senta que lá vem história…

No ano 382, o Padre Jerônimo foi chamado pelo Papa Dâmaso para ser seu secretário particular. Ele recebeu a tarefa de traduzir a Bíblia do grego e do hebraico, para o latim. Neste trabalho, ele dedicou quase toda sua vida.

No Brasil, em 1971, a Arquidiocese de Belo Horizonte (MG) propôs uma ação bíblica para todos os fiéis, leigos e consagrados, por ocasião da comemoração de seus 50 anos de existência. O período escolhido para os estudos bíblicos foi setembro, por ocasião da  celebração em memória de São Jerônimo, que faleceu em 30/9.

Sabendo da ação da arquidiocese, o Serviço de Animação Bíblica das Irmãs Paulinas passou todos os anos seguintes a celebrar o mês dedicado à Bíblia. Com os grupos de estudos bíblicos se multiplicando, a CNBB (Conferencia Nacional Dos Bispos do Brasil) passou a assumir a data comemorativa e instituiu a celebração por todo o país.

Atualmente, além do Brasil, vários países da América Latina e África dedicam o mês de setembro à celebração da Bíblia.

Quais atividades estão tendo na sua paróquia para celebrar este mês? Conte pra gente nos comentários. Se por acaso a resposta for “nenhuma”, tome a iniciativa e comece alguma ação, se precisar de ideias, nós ajudamos. 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *