Você conhece o Pantanal?

Encerramos hoje a nossa série sobre os biomas brasileiros, falando do último, mas não menos importante: Pantanal, o bioma das águas!

Apesar de ser o menor bioma brasileiro, tem uma das maiores áreas alagadas contínuas do planeta, com 151.487 km2.

O Pantanal é reconhecido como Patrimônio Nacional pela Constituição Federal e considerado Reserva da Biosfera e Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco. Está localizado na Bacia Hidrográfica do Alto Paraguai e abrange os estados brasileiros do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul; e uma pequena parte dos países Bolívia e Paraguai, conhecido como Chaco.

Animais

Sua biodiversidade é extremamente rica, possui 3.500 espécies conhecidas de plantas, 463 de aves, 124 de mamíferos, 177 de répteis, 41 de anfíbios e 325 de peixes de água doce.

 

 

 

 

Clima

O clima do Pantanal é o Tropical Continental, ou seja, o verão é quente e chuvoso e o inverno frio e seco. Em épocas de chuva, ele fica praticamente intransitável por terra; enquanto no período da seca, os rios secam e sobra apenas o barro, daí seu nome “Pantanal“.

Comunidade

O Pantanal possui comunidades tradicionais como as indígenas, quilombolas, os coletores de iscas ao longo do Rio Paraguai, comunidade Amolar e Paraguai Mirim, e muitas outras.

Posso visitar?

Mas é claro! Se você for visitar o Pantanal, além de ver lindas paisagens, é possível fazer safáris para observar animais selvagens, cavalgar por planícies exuberantes, fazer passeios de canoa para acompanhar o pôr do sol e caminhar em florestas para conhecer a natureza.

Assista o documentário do canal Aventuras Selvagem, que vai mostrar tudo que falamos aqui:

Veja toda a série:

  1. Amazônia – Um bioma por mês, aqui o primeiro
  2. Caatinga – O deserto brasileiro
  3. Cerrado – Um luxo de bioma
  4. Mata AtlânticaSaiba porque a Mata Atlântica é mais importante do que você imagina
  5. Pampas – Mas, bah! Toca pros pampas, tchê!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *