10 tipos de católicos que encontramos em toda paróquia

Na Igreja todos somos diferentes. Cada um, com sua personalidade particular, traz algo muito importante ao povo de Deus e merece ser respeitado por isso.

Porém, há alguns tipos de pessoas parecidas em todas as paróquias… como se tivessem sido clonados! Selecionamos aqui 10 destes tipos de católicos. Será que você se identifica com algum?

1) O animado

É a alma festiva dos grupos e movimentos na paróquia, porque é o especialista em alegrar todo mundo com seu bom humor. Conhece todas as dinâmicas, dancinhas e coreografias que possam existir e é o mestre de cerimônias de todos os bingos paroquiais (porque nunca cobra).

 

2) O apologista

Esta pessoa passa horas lendo artigos sobre apologética católica (defesa da fé). Têm em sua biblioteca todos os livros de Scott Hahn e G. K. Chesterton. Seu herói é o Padre Paulo Ricardo. Se tem alguma dúvida sobre a fé, pode perguntar a ele, pois sempre terá uma resposta.

 

3) O músico

Ele é um amante da música, por natureza, toca guitarra, baixo, bateria, e canta (ou pelo menos tenta). Tem no celular todas as músicas da Adriana, Davidson Silva, Missionário Shalom, Adoração e Vida… É o primeiro a interessar-se quando um cantor católico visita sua cidade e seu sonho sempre foi cantar na paróquia.

 

4) O biblista

Este é um dos tipos mais geniais que encontramos na Igreja. Tem na ponta da língua o versículo bíblico preciso para toda ocasião e lê a Bíblia todo o tempo. Seus maiores passatempos são a Lectio Divina e mandar a liturgia diária por whatsapp.

 

5) O fã clube do Papa Francisco

Estes realmente amam Papa Francisco. Seu papel de parede do computador é o Papa, leram todas as suas encíclicas e livros, e querem que ele seja declarado Doutor da Igreja… em vida!

 

6) O convertido

Todos amamos os convertidos ao catolicismo! São pessoas que na verdade amam tudo na Igreja e são como pequenas crianças ansiosas por conhecer mais e mais sobre nossos costumes. Seu melhor amigo é o apologista.

 

7) O liturgista

É muito perfeccionista quanto as regras que devem ser observadas durante a liturgia. No seu tempo livre geralmente lê e relê o Missal Romano; se sente no céu quando a Missa é celebrada em latim e é devoto de São Pio X. Também tem um grande sonho: ir a uma Missa Tridentina e tirar uma selfie com Monsenhor Guido Marini.

 

8) O demonologista

Este já viu todos os vídeos sobre exorcismo que encontrou na internet e é um firme inimigo de Halloween. Seu livro favorito é a Summa Daemoniaca do Padre Fortea.  Se o bicho pegar, já sabem quem chamar.

 

9) O carisminha

É aquele que vê pecado em tudo. Caminha como se estivesse flutuando, anda com a cabeça reclinada parecendo um ícone. E quase nunca se diverte, pois acha que diversão também é pecado.

 

10) O mundano

Esse é o oposto do carisminha. Enquanto um vive no mundo espiritual, esse acha que nada é pecado. É o famoso cristão Raimundo, vive com um pé na Igreja e o outro no mundo.
E se alguém o exorta, diz que isso é carismice. Frequentemente confunde santidade com alienação.

Fonte: http://pt.churchpop.com/10-tipos-de-catolicos-que-encontramos-em-toda-paroquia/

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *