7 dicas definitivas para criar o hábito de ler a Bíblia

 “Quando oramos, falamos a Deus. Quando lemos as Sagradas Escrituras, é Deus quem nos fala.”

Ler a Bíblia é ótimo! É incrível saber que Deus pode nos falar pertinho de nós, através da Bíblia. Mas com o dia-a-dia corrido, trabalho, estudo, distrações… sabemos que nem sempre é fácil cultivar o hábito desta santa ‘ouvidoria’, não é mesmo?

Então, para que você não perca mais nenhum desses momentos sagrados, aí vão nossas super “7 dicas definitivas para criar o hábito de ler a Bíblia”. Vamos lá?

1. Escolha o lugar: Procure um ambiente calmo onde você possa estar sozinho e concentrado, como seu quarto ou no carro antes de entrar no trabalho. Se você não tiver um lugar tranquilo, não desanime. Você só vai ter que se esforçar um pouco mais para manter a concentração.

 

2. Defina um horário: Escolha o mesmo horário todos os dias. Um horário que, de preferência, você sabe que vai estar livre e despreocupado, como no almoço, antes de dormir, depois de acordar ou quando chegar mais cedo na faculdade. O horário fixo facilita a lembrança do compromisso. Com o tempo, sua memória vai funcionar feito um reloginho.

 

3. Procure prazer na leitura: Você pode associar a leitura com alguma atividade que goste de fazer: você pode ler enquanto ouve um música relaxante, enquanto toma um chá quentinho ou enquanto faz seu filho dormir.

 

 

4. Faça uma oração: Antes de ler, procure fazer uma oração pedindo a Deus que te dê entendimento da leitura e para te orientar a escolher algo que você precise aprender. Esta meditação vai acalmar o seu coração e também preparar o seu espírito para ouvir a Deus com mais sabedoria. 

 

5. Escolha a sua forma de ler: Não existe um jeito certo para ler a Bíblia. Você pode ler na ordem em que a Bíblia foi escrita, pode escolher um livro que goste, procurar antes a passagem que tem relação com a sua questão… ou pode simplesmente ler a página que sai ao abrir a Bíblia aleatoriamente. Para Deus, não existem coincidências. Apenas sincronicidade. Neste caso, porém, só fazemos uma ressalva: às vezes, para você entender melhor o versículo ou a história que sorteou, é bom voltar um pouco antes para compreender o contexto. 😉

6. Experimente ler em grupo: Se for difícil para você ler sozinho ou ter privacidade, que tal fazer a sua leitura em grupo? Proponha ler uma passagem da Bíblia por dia aos seus colegas de trabalho antes do expediente ou à sua família, antes do almoço ou jantar… não tenha medo! As pessoas podem curtir mais do que você pensa e a leitura pode gerar bons papos no final!

 

7. Analise a leitura: No final da sua leitura, pense sobre a mensagem que ela lhe passou. O que ela diz para você? Bateu com o que você está vivendo? Perceba, com cada leitura, o quanto a palavra de Deus transforma a sua forma de pensar, suas crenças, sua vida. O amparo que sentimos ao ouvir o que Deus tem a nos dizer é, muitas vezes, a maior força que precisamos para cultivar este santo hábito.

 

Ah! Quando testar essas dicas, nos conte nos comentários como foi. Vamos adorar saber!

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *