8 Curiosidades que você precisa saber sobre a Bíblia

A Bíblia é considerada o livro mais lido, traduzido e distribuído de todos os tempos, podendo ser encontrado em mais de 2.000 línguas e dialetos diferentes, dos 3.000 falados no mundo. A lista com os livros mais vendidos da história colocam a Bíblia no primeiro lugar com quase 6 bilhões de cópias vendidas (número estimado), uma quantidade sete vezes maior que o número de cópias do 2º colocado da lista dos livros mais vendidos. No Brasil, 11 milhões de Bíblias são vendidas por ano.

Porém, por maior que seja a sua influência e popularidade no mundo, há fatos sobre a Bíblia que talvez você não conheça. Separamos aqui alguns deles. Será que você já sabe de tudo isto?

  1. Reconhecida como obra de inspiração divina, a Bíblia foi escrita por mais de 40 autores, entre Escribas, Sacerdotes, Reis, Profetas e Poetas (2Tm 3.16; 2Pe 1.20,21) que a escreveram num período aproximado de 1.500 anos.
  2. As partes mais antigas das Escrituras encontradas são um pergaminho de Isaías em hebraico do segundo século aC, descoberto em 1947 nas cavernas do Mar Morto e um pequeno papiro contendo parte do Livro de João 18.31-33,37,38 datados do segundo século dC.
  3. O termo Bíblia tem origem no grego “Biblos” (“rolo” ou “livro “) e somente foi usado a partir do ano 200 dC pelos cristãos.
  4. A Bíblia em sua forma original é desprovida das divisões de capítulos e versículos. Para facilitar sua leitura e localização de “citações” o Prof. Stephen Langton, no ano de 1227 dC a dividiu em capítulos.
  5. Até o ano de 1551 dC também não existia a divisão denominada versículo. Neste ano o Sr. Robert Stephanus chegou a conclusão da necessidade de uma subdivisão e agrupou os texto em versículos.
  6. A Bíblia foi o primeiro livro da história a ser impresso, por Johannes Gutenberg.
  7. Até a invenção da gráfica por Gutenberg, a Bíblia era um livro extremamente raro e caro, pois eram todos feitos artesanalmente (manuscritos) e poucos tinham acesso às Escrituras.
  8. O povo de língua portuguesa só começaram a ter acesso à Bíblia de uma forma mais econômica a partir do ano de 1748 dC, quando foi impressa a primeira Bíblia em português, uma tradução feita a partir da “Vulgata Latina”.

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *