A exaltação à tortura é a maneira mais cruel de negar o Cristo

Seja física ou psicológica, a tortura no Brasil deixou suas marcas nos corpos e nas mentes de muita gente que lutou, e continua lutando, por justiça e pela reconstrução da frágil democracia brasileira. A história nos conta que muitos militantes corajosos não resistiram aos horrores desse período sombrio e morreram. Outros estão vivos para contar suas histórias. […]

Seja qual for o discurso que exalta torturadores, ele classifica o indivíduo como inimigo declarado de Jesus Cristo. Isso porque Jesus foi vítima de uns dos piores métodos de tortura de sua época: a flagelação romana. Naquela forma de tortura, chicoteavam-se os inimigos com brutal violência. Outra forma de tortura enfrentada por Jesus foi a crucificação, procedimento que cravava pés e mãos na madeira, o que caracterizava uma forma de morte lenta e dolorosa.

Elogiar torturadores é torturar o Cristo novamente. É uma declaração desastrosa e desumana que caracteriza esses indivíduos como inimigos assassinos de Jesus, cooperadores de sua prisão, tortura e morte! […]

Ao invés do amor, o ódio; ao invés da paz, a violência; ao invés da justiça, a opressão; ao invés da humanização, a barbárie entre o povo. O discurso fascista […] opressor encontrou terreno fértil em vários seguimentos religiosos do campo fundamentalista e neoconservador, os quais apoiam a disseminação do ódio, da intolerância e do retorno da tortura. Como abutres famintos que rodeiam corpos, não estão preocupados com a matança dos índios, negros, camponeses, crianças, mulheres e LGBTQs. Querem mesmo é colaborar com o extermínio dos pobres, querem mesmo é a manutenção do poder e da glória para si.

Diante da conjuntura política e religiosa que vivemos hoje, o fascismo que estava escondido nos porões fétidos de nossa sociedade por décadas agora revela-se de maneira brutal, marcada por horrores, violência e medo. O discurso de ódio do neofascismo, o apoio das elites brasileiras e de grande parte das lideranças religiosas demonstram a face obscura daqueles que sempre odiaram os pobres.

Contudo persistem a fé, a esperança e o amor! Segue a profecia, pois a utopia vive. Assim nos mostrou Jesus, que venceu a tortura e a morte. Em tempos de obscuridade, é preciso unir forças no poder e na direção do Espírito, na resistência e na luta pela vida, pela democracia, pela paz e pela justiça. Em tudo digo: vale a pena esperançar.

Texto adaptado de Marcos Aurélio dos Santos.

Publicado em: http://www.cebsdobrasil.com.br/2018/10/23/a-exaltacao-a-tortura-e-a-maneira-mais-cruel-de-negar-o-cristo/