Caatinga, o “deserto” brasileiro

Paisagem do sertão de Quixeramobim – CE

Como falamos no mês passado, estamos seguindo com a série sobre os 6 principais biomas do Brasil. O primeiro bioma foi a Amazônia, que você acompanhou aqui  e hoje, falaremos sobre a Caatinga.

Você conseguiria imaginar que, há mais ou menos 260 milhões de anos, toda região onde hoje está o semi-árido, foi fundo de mar? Há apenas dez mil anos atrás era uma imensa floresta tropical, como a Amazônia. Com o fim da era glacial, há dez mil anos atrás, também acabou a floresta tropical. Ficou o que é hoje a nossa Caatinga.

Mas se você pensa que a Caatinga é só deserto e seca, se engana. Ela é muito rica em biodiversidade, tanto vegetal quanto animal e até em insetos.

A Caatinga ocupa 844.453 Km² do território brasileiro. Hoje são mais de um milhão de Km². Estende-se por todo o estado do Ceará (100%) e mais de metade da Bahia (54%), da Paraíba (92%), de Pernambuco (83%), do Piauí (63%) e do Rio Grande do Norte (95%), quase metade de Alagoas (48%) e Sergipe (49%), além de pequenas áreas de Minas Gerais (2%) e do Maranhão (1%).

Cerca de 28 milhões de brasileiros moram nesse bioma, sendo que aproximadamente 38% vivem no meio rural. Infelizmente essas pessoas tem um dos piores Índices de Desenvolvimento Humano de todo o planeta.

Nos períodos sem chuva, cerca de 8 meses por ano, ela adormece e suas folhas caem. Mas não fique triste, porque depois da primeira chuva, ela meio que “ressuscita”, dando vida a muitas plantas.

Quer conhecer mais sobre a Caatinga?

Veja > Veja aqui este documentário feito pelo Globo Rural:

Visite > Para conhecer mais sobre a Caatinga, faça uma visita ao Sítio Arqueológico da Serra da Capivara, no sul do Piauí. Ali estão os painéis rupestres, com desenhos de preguiças enormes, aves gigantescas, tigres-dente-de-sabre, cavalos selvagens e muitos outros. No Museu do Homem Americano também é possível ver muitos de seus fósseis. Chegou a hora de levar a família para uma viajem cultural não acha? Eles vão amar!

Fonte: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/bio_ecologia/ecologia13.php