Como reconectar os jovens de hoje à espiritualidade

Como pode o jovem manter pura a sua conduta? Vivendo de acordo com a tua palavra. Salmos 119.9

Apesar do Brasil ser um país onde a maioria dos jovens é católica, muitas vezes esses jovens não possuem uma vida ativa na Igreja e não seguem uma disciplina espiritual. Pudera: bombardeados por um mundo inteiro de distrações materialistas e consumistas ditadas pela grande mídia, que chance a espiritualidade pode encontrar para se desenvolver entre eles?

Apesar de toda resistência contrária, porém, vale insistir em práticas que podem reconectar os jovens de hoje à espiritualidade.  Além dos benefícios naturais sobre a fé e esperança, ter uma disciplina espiritual ajuda o jovem no controle de suas emoções e nas importantes escolhas para sua vida. Veja abaixo algumas atitudes que podem fazer a espiritualidade aflorar na vida de um jovem:

  1. Rezar: Rezar pelo menos uma oração ao dia. Falar com Deus sobre os acontecimentos da vida, ajuda a entender melhor os sentimentos e a se sentir fortalecido e reconfortado para lidar com conflitos e dúvidas.
  2. Ler a Bíblia: Ler pelo menos um capítulo da Bíblia por dia. Conhecer mais sobre Deus e se inspirar pelo exemplo de outros personagens bíblicos, ensinarão muito sobre sua vida e o que fazer em momentos difíceis.
  3. Se envolva com a igreja: Participar de grupos de pastorais e ensino mostram o quanto o pertencimento a um grupo fortalece a própria identidade.
  4. Faça retiros: Os retiros nos aproximam mais das pessoas que querem uma vida santa e consequentemente, mais de Deus.