Dia 15: Tecnologia e proteção de dados

Depois de um domingo de descanso, no qual a maioria de nós foi ao Vaticano para participar da canonização do Papa Paulo VI e do arcebispo Dom Oscar Romero, entre outros, começamos a segunda-feira (15) com a celebração da Eucaristia junto com a comunidade e partilhando a fé em nossos pequenos grupos. Antes do início da sessão do dia, tivemos nossa reflexão matutina baseada na festa de Santa Teresa de Ávila.

O Sr. Nilkanth Desai, consultor de estratégia de TI e negócios, especializado em segurança de TI e antifraude, apresentou o tema “Tecnologia e segurança com base nos princípios de proteção de dados”. Ele abriu nossos olhos para as diversas ameaças que podem colocar em risco a proteção de nossos dispositivos e dados. Também nos deu dicas de como evitá-las pelo uso de ferramentas de segurança, firewalls, criptografia, entre outros. Tudo isso foi importante para que nos tornemos mais conscientes e responsáveis pelo uso desses instrumentos de comunicação. Desai nos alertou que sempre precisamos ter a atitude de “parar, pensar e clicar”.

Às 15h, continuamos com uma apresentação prática sobre as “Plataformas de colaboração SSpS”, conduzida pela Ir. Marides Santos, SSpS. Ela também falou sobre como acessar os serviços “My Drive”, “Team Drive” e a compartilhar informações entre as províncias, regiões e a Equipe de Comunicação da Congregação (CoCoTeam). Irmã Marides explicou ainda como atualizar os perfis de nossas irmãs nas províncias e regiões. Na conclusão, ensinou como administrar nosso “local de trabalho”, espaço de colaboração entre nós.

Após o intervalo, passamos nosso tempo pessoal estudando o quinto capítulo do Manual de Comunicação. Terminamos a sessão do dia com apresentações da Áustria, Argentina Norte, Holanda e Polônia.

Acesse www.worldssps.org/1siscc e acompanhe as últimas notícias do 1º Seminário Internacional SSpS para Coordenadoras de Comunicações.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *