Festa jubilar das irmãs SSpS

A festa da Imaculada Conceição de Maria, em 8 de dezembro, além de ser aniversário de fundação da Congregação das Missionárias Servas do Espírito Santo, é também festa de jubileu de consagração religiosa. Neste ano, celebramos 70, 65, 60, 50 e 25 anos de consagração de várias irmãs.

O Convento Santíssima Trindade enfeitou-se para receber os familiares e amigos das irmãs jubilares e para a missa em ação de graças. Além de renovar os votos religiosos, as jubilares também receberam uma bênção especial por tantos anos de dedicação a Deus e ao próximo.

Missa do jubileu

Na capela do convento, ressoaram os acordes animados pela equipe de cantores da Paróquia São Marcos. As irmãs jubilares entraram felizes em procissão, junto com os celebrantes. Padre Lucas Herkt, SVD, presidiu a missa, e a coordenadora provincial, a Ir. Maria Percila Vieira, junto com as irmãs do Conselho Provincial, apresentaram cada uma das jubilares e as agradeceram por todo o bem que realizaram na missão.

Foi uma celebração rica em simbolismo, na qual, pela renovação dos votos de pobreza, obediência e castidade, as irmãs reafirmaram seu compromisso.

Conheça as irmãs jubilares

Nesse vídeo, você vai conhecer quem são as irmãs jubilares. Algumas já bem debilitadas pela idade, outras em pleno vigor da missão. Duas não puderam estar presentes, como foi o caso da Ir. Martina, que está na Espanha, cuidando de sua mãe idosa e enferma, e da Ir. Ester, que, por motivos de saúde, não pôde viajar.

Outras duas jubilares não puderam esperar pela festa e foram celebrar no céu, junto com Deus. A primeira foi a Ir. Gertrudine Lorenz, que comemoraria 75 anos de consagração religiosa e faleceu no dia 13 de junho, aos 98 anos de idade. A segunda foi a Ir. Veramaria Ribeiro, de 92 anos, que faleceu em 31 de julho e completaria 65 anos de vida religiosa.

Dança em ação de graças

Depois que as irmãs jubilares renovaram a consagração religiosa junto com todas as missionárias servas do Espírito Santo que estavam presentes, foi o momento de ação de graças. Mas como agradecer a vida e a dedicação de quem doou 70, 65, 60, 50 ou 25 anos de serviço missionário?

As palavras não dão conta de expressar tamanha gratidão! Por isso as jubilares preferiram se expressar de forma simbólica. Irmã Lusia Sakunab, que nasceu no Timor, Indonésia, representando as jubilares, fez uma oração, por intermédio da dança, expressando profunda gratidão a Deus. Assista ao vídeo e também agradeça a Deus por tudo o que Ele realiza de bom em sua vida.

Irmã Lusia é a mais jovem entre as jubilares, e fez seus primeiros votos em 1993, celebrando jubileu de prata. Veio como missionária ao Brasil em agosto de 2002 e trabalhou vários anos nos Estados do Tocantins e de São Paulo. Estudou Administração e faz parte da Equipe de Coordenação da Província. Atualmente trabalha no Centro Educacional Madre Theresia, na periferia de São Paulo-SP, e participa da Equipe de Animação Vocacional.

Confraternização

Faz parte da festa encontrar-se com as pessoas queridas e celebrar, partilhando a comida. Assim, depois da missa, foi a confraternização. Foram servidos muitos salgadinhos e doces preparados em mutirão pela equipe de colaboradoras do Convento Santíssima Trindade e pelas as irmãs. Foram dias de trabalho, mas o resultado foi de encher os olhos e dar água na boca!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *