O que significa o sinal da cruz?

Se você é católico, certamente aprendeu com seus pais e com as pessoas da sua paróquia a fazer o sinal da cruz e, provavelmente, deve fazer sempre.

Mas você sabe de verdade o que ele representa e para que serve? Será que é pra espantar mau-olhado ou pra lembrar da crucificação de Jesus? Vamos descobrir agora. Vem com a gente!

Do ponto de vista histórico e teológico, a prática de fazer o sinal da cruz é feita desde a fundação da Igreja e é usada pelas pessoas da Igreja Romana e da Ortodoxa.

Tudo começou com um padre chamado Tertuliano, do século III, por volta de 160 d.C. Em um de seus escritos, chamado ‘De Corona Militis’, foi encontrada essa prática descrita por ele da seguinte maneira: “Quando nos pomos a caminhar, quando saímos e entramos, quando nos vestimos, lavamo-nos e iniciamos as refeições, quando vamos nos deitar, quando nos sentamos, nessas ocasiões e em todas as nossas demais atividades, façamos o sinal da cruz na testa.”

Podemos entender que, ao fazer este ato, estamos afirmando pelo menos três verdades fundamentais da nossa fé: Deus, que é Uno e Trino; a Encarnação de Jesus e Sua Morte na Cruz. Quando dizemos: “Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”, neste momento professamos a fé na Santíssima Trindade. 

Aprendendo a fazer o sinal da cruz

É tão simples que não precisa de nenhum tutorial em vídeo para ensinar, mas é preciso lembrar que tem um jeito certo de fazer: 

Com sua mão direita, faça o sinal da cruz começando na cabeça, depois descendo para o estômago, logo em seguida eleve a mão para o ombro esquerdo, depois, para o direito.

“Quando fazemos este gesto, a começar na cabeça e descendo ao estômago, estamos declarando nossa fé na Encarnação de Jesus por meio do ventre de Maria Santíssima e afirmando a marca de Cristo e a graça da redenção, que veio através da cruz”. (Catecismo, n.1235)

Agora você sabe, sempre que passar por alguma dificuldade ou por um momento de tentação, faça o sinal da cruz e pense em na força protetora de Jesus.

O simples ato de fazer o sinal da cruz, nos ajuda a fortalecer a ideia de que Jesus Cristo está conosco e a sua morte na cruz veio nos salvar e nos proteger.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *