Pastoral Urbana foi tema do 5º encontro da REDES

O 5º Encontro da REDES – Rede de Solidariedade, aconteceu nos dias 15 e 16 de junho no Centro Missionário Cultural, no feriado de Corpus Christi e teve como tema: “Pastoral Urbana”. Todas as irmãs da Província e leigos de diversas paróquias foram convidados.

E pra quem não sabe, a Pastoral Urbana trata de assuntos relacionados à cidade, como miséria, marginalização, corrupção e etc. A assessoria foi feita pelo Prof. Fernando Altemeyer, da PUC – SP, com enfoque a partir do método – ver, julgar e agir. Os tópicos tratados foram:

  • A realidade urbana na perspectiva de JUPIC (Justiça e Paz e Integridade da Criação) e o impacto dessa realidade no ser humano e em sua vivência da fé;
  • O apelo do Evangelho para esta realidade urbana;
  • Como nós, Missionárias Servas do Espírito Santo e leigos e leigas engajados na missão, em comunhão com os excluídos e marginalizados, respondemos ou poderíamos responder a esses desafios?
Fernando Altemeyer Junior é teólogo leigo, possui graduação em Filosofia e em Teologia, mestrado em Teologia e Ciências da Religião pela Universidade Católica de Louvain-La-Neuve, na Bélgica, e doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC. Atualmente é professor e integra o Departamento de Ciência da Religião, da Faculdade de Ciências Sociais da PUC-SP. Entre suas publicações, destacamos Aparecida, caminhos da fé (São Paulo: Loyola, 1998), Deus sem poder (In: Centro de Estudos da antiguidade greco-romana – PUC-SP. (Org.). Hypnos 6. São Paulo: Palas Athena, 2000, v. 6, p. 57-63) e A recepção do projeto do papa Francisco (In: Wagner Lopes Sanchez; Eulálio Figueira. (Org.). Uma Igreja de portas abertas – nos caminhos do papa Francisco. 1ed. São Paulo – SP: Paulinas, 2016, v. 1, p. 23-38).

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *