Pequeno glossário para quem não fala catolicês

Se você é d@s muit@s que só ouviu o termo ‘carmelengo’ no filme “Anjos e Demônios”, não se sinta só. Carmelengo, núncio, dogma, homilia… pra quem não tem muita intimidade com o catolicismo, algumas palavras soam quase como outra língua.

Mas não se preocupe. Com este nosso pequeno glossário católico, você ficará por dentro dos termos mais usados pela nossa Igreja. Aproveite!

Pequeno Glossário Católico

Apologética – justificação e defesa da fé católica por meio de argumentos racionalmente válidos. A pessoa que defende a fé nessa perspectiva é chamado de apologético. Nota: O conjunto de escritos associados às atitudes de defesa dos cristãos entre os séculos II a IV d. C. são conhecidos como “tradição apologética cristã”.

Apóstolo – Palavra de origem grega que significa ‘enviado’. Eram os seguidores diretos de Jesus, enviados para propagar o cristianismo.

Advento – Período de quatro semanas preparatórias para o Natal.

Beatificação – Aprovação de uma pessoa como modelo cristão, para que possa ser cultuado. A beatificação é um passo para a canonização, na qual o beato é declarado santo. O beato pode ser cultuado apenas em alguns lugares (como um país ou a região em que viveu). Já o santo não tem essas restrições.

Bispo – Responsável pela administração de uma diocese, maior unidade territorial da igreja. É considerado sucessor dos apóstolos. Está diretamente subordinado ao papa. A Igreja Católica tem cerca de 5.100 bispos.

Canonizar – Processo de transformação de um beato em santo.

Cardeal – Dignidade eclesiástica que compõe o Sacro Colégio pontifício e tem voto na eleição dos papas. É um título honorífico conferido pelo papa. Normalmente é dado a bispos ou arcebispos, mas pode ser ainda conferido pelo sumo pontífice a outras posições eclesiásticas, como padre, por exemplo.

Camerlengo – É o cardeal que administra a igreja entre a morte de um papa e a eleição de outro.

Catecismo – Texto que transmite a doutrina católica.

Celam – Conselho Episcopal Latino-Americano.

CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, uma organização de bispos. Não se inclui na hierarquia tradicional da igreja.

Concílio – Reunião de bispos de um país, de uma região ou de toda a igreja. Neste caso, recebe o nome de concílio ecumênico.

Conclave – Assembléia de cardeais para a eleição do papa ou local onde eles se reúnem para tal fim.

Cúria Romana – Conjunto de órgãos e pessoas que auxiliam o papa e que governam o Vaticano e a Igreja Católica.

Diácono – É um ministro religioso que está no último ano de estudos que o leva à carreira clerical. Há os diáconos em grau permanente que podem ser homens solteiros, casados ou viúvos. A Igreja Católica possui atualmente 39.500 religiosos que recebem esse título.

Diocese – Parte da igreja sobre a qual um bispo tem jurisdição. Em geral, tem caráter territorial, mas há dioceses pessoais, como de bispos de comunidades nacionais em países estrangeiros.

Dogma – Ponto da doutrina estabelecido formalmente pela igreja. É de aceitação obrigatória para os fiéis.

Encíclica – Carta circular do papa abordando algum tema da doutrina, com mensagens universais dirigidas aos membros da Igreja Católica.

Estola – Acessório utilizado pelo papa que simboliza o poder supremo do sacerdote e sua sujeição a Deus. O uso deste item significa que o pontífice está ocupado com algum dever eclesiástico.  Também faz parte das vestes litúrgicas utilizadas pelos padres e diáconos durante a celebração da missa e dos sacramentos.

Evangelho – Cada uma das narrativas da vida de Jesus que fazem parte do novo testamento.

Homilia – Sermão, pregação, preleção dada por um sacerdote no decorrer de uma missa após a leitura do Antigo Testamento e do Novo Testamento e antes da recitação do Credo.

Igreja Católica Apostólica Romana – herdeira e continuadora da missão evangelizadora que Jesus Cristo outorgou aos apóstolos. Há outras Igrejas Católicas (Armênia, Caldeia, Greco-Melquita, Maronita, Croata, Ucraniana, Grega e a Bielo-Russa) que se diferenciam pela língua litúrgica e pelo rito.

Liturgia – Celebração com ritual estabelecido previamente pela Igreja Católica para o culto comunitário. A mais importante delas é a missa.

Missa – Celebração principal da liturgia. Para os católicos, pão e vinho consagrados numa missa viram corpo e sangue de Jesus.

Núncio – Embaixador do papa.

Padre – Responsável por uma paróquia ou por serviços da igreja. Existem padres seculares (fixos em sua diocese) e missionários. A Igreja Católica tem ao todo 412 mil padres espalhados pelo mundo.

Papa – Sucessor vitalício do apóstolo Pedro, é bispo de Roma e autoridade máxima da igreja.

Páscoa – Celebra a ressurreição de Cristo. A principal festa do catolicismo é comemorada no primeiro domingo após a primeira lua cheia da primavera do hemisfério Norte, que geralmente é em abril.

Paróquia – Divisão territorial da diocese sobre a qual um padre tem jurisdição.

Pentecostes – Palavra grega que significa ‘quinquagésimo’. É a manifestação do Espírito Santo aos apóstolos no quinquagésimo dia após a ressurreição de Jesus, comemorada, portanto, 50 dias após a Páscoa.

Primaz – O bispo que ocupa a diocese mais antiga de um país. No Brasil é o bispo de Salvador.

Quaresma – Os 40 dias que vão da Quarta-Feira de Cinzas até o Domingo de Ramos, destinados à penitência (arrependimento por falta cometida).

Renovação Carismática Católica – Movimento surgido na década de 60 nos Estados Unidos, na esteira do movimento protestante pentecostal. Valoriza os carismas (dons concedidos pelo Espírito Santo), além do culto à Maria, à figura do papa e ao catolicismo. A cura, segundo essa ideologia, é a resposta de Deus à oração.

Sacramentos – Sete práticas litúrgicas que a igreja administra para a salvação dos fiéis: batismo, crisma, ordenação, casamento, confissão, unção dos doentes e eucaristia.

Santa Sé – significa “cadeira santa”, ou seja, aquela especificamente ocupada pelo papa.

Santíssima Trindade – As três pessoas -Pai, Filho e Espírito Santo- do Deus único.

Semana Santa – Período que comemora a instituição da eucaristia, a morte de Jesus e sua ressurreição.

Sínodo – Assembleia de bispos do mundo inteiro, que se reúne periodicamente para, sob a presidência do papa, tratar de problemas da igreja.

Teologia – Estudo racional dos dados da fé.

Terço – Objeto religioso usado na oração do Santo Rosário, composto por um conjunto de Ave-Marias e Pai-Nossos.

Vaticano – A cidade-Estado soberana, que fica dentro de Roma (Itália), sede da Igreja Católica e governada pelo papa. É o menor país do mundo tanto por população (cerca de 800 habitantes) quanto por área (0,44 km2).

Fonte: igrejacatólia.com e Uol Notícias