Quem foi São José Freinademetz?

Um homem corajoso! Simples assim. O italiano José Freinademetz, nascido em 15 de abril de 1852, tinha uma fé simples e muita vontade de ajudar os outros.

Após estudar teologia no Seminário Diocesano de Bressanone (Brixen), foi ordenado sacerdote e depois de dois anos conseguiu finalmente viajar para realizar seu sonho. Ele foi o primeiro missionário da Congregação do Verbo Divino, primeira congregação fundada pelo nosso fundador, Santo Arnaldo Janssen, a viajar para a China.

Seu destino foi Hong Kong e, em seguida, para a primeira missão católica em Shantung do Sul, uma província com 12 milhões de habitantes e somente 158 cristãos. Nesta missão, ele foi marcado por diversas pedras em seu caminho: a dificuldade para se adaptar à nova cultura, assaltos, viagens longas e a complicação na formação das comunidades. Mas ele não desistiu. Pelo contrário, virou o jogo. Ele investiu na formação de leigos que o ajudaram com todo o trabalho missionário.

“Finalmente, estou no meio de um povo totalmente pagão. Está realizado o sonho da minha juventude”.

José Freinademetz evangelizando crianças chinesas.

Cada dia seu desejo de aumentar os fiéis era maior, então ele dedicou grande esforço à preparação, animação espiritual, formação de sacerdotes e missionários. Também desenvolveu um manual para a catequese em chinês.

Padre José era tão entusiasmado com tudo que fazia, que recebeu o apelido de Fu Shen Fu, que significa Padre Feliz. Isso sim que é felicidade! Será que um dia a gente consegue chegar a esse nível?

“Oração, trabalho e sacrifício. Quero dar-me totalmente e lutar toda a minha vida pelos meus queridos chineses” São José Freinademetz

Sua felicidade era completa. Ele aprendeu a amar o povo chinês durante os 29 anos que conviveu com eles e fez tudo o que estava ao seu alcance para ajudá-los a e também para falar das boas novas do amor de Cristo.

Infelizmente, durante uma epidemia de tifo na qual ele estava à frente no atendimento e socorro às vítimas, ele acabou contraindo a doença, vindo a falecer em 28 de janeiro.

Canonizado em 2003 pelo Papa João Paulo II, São José Freinademetz é festejado no dia de sua morte. Reconhecido como ‘o padre fundador da Igreja do Sul da província de Shandong’, seu sepulcro transformou-se num centro de peregrinação para os cristãos.

“Os chineses são tudo para mim. Quero ser sepultado no meio deles… e continuar a ser chinês no Céu” São José Freinademetz

Podemos aprender com São José Freinademetz que nossa vida tem um propósito e que a nossa felicidade pode ser completa quando realizamos este propósito. Você já sabe qual é o seu? Quem sabe não te ajudamos a descobrir? Envie-nos uma mensagem e viva uma transformação plena dando um sentido único para a sua vida.

“O pouco que fazemos não é nada comparado com o que o bom Filho de Deus faz por nós”.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *