Sociedade Consumista

Infelizmente, a maioria dos brasileiros consome exageradamente. Não é errado consumir, porém, quando esse ato é praticado excessivamente, causa muitos problemas. Isso porque, para se produzir em grande quantidade, é necessário destruir a natureza, em razão da retirada de matéria-prima para fazer muitos produtos. Na maioria das vezes, isso acarreta problemas ambientais também em outras regiões, como a seca que aconteceu em São Paulo, por causa do desmatamento na Amazônia.

Além disso, as pessoas criam diversas dívidas que não conseguem pagar. São induzidas pela mídia, que cria a ilusão de que precisam daquilo para ser feliz, mas a felicidade não é algo que produtos garantam.

Outro problema é que muitos indivíduos ficam viciados em comprar, e isso acaba se tornando uma doença psicológica chamada oniomania. De acordo com o site da Associação Brasileira de Psiquiatria, 3% da população brasileira tinham essa doença em 2009. Logo, é muito provável que esse percentual seja bem maior atualmente.

É possível evitar esses problemas, orientando as pessoas pelas redes sociais ou promovendo campanhas que expliquem o tema e promovam uma conscientização sobre o assunto.

Isabela Torres Brito é aluna do Colégio Espírito Santo, em São Paulo.

Disponível em: <https://blogdoenem.com.br/geografia-consumo-consumismo/>. Acesso em: 8 nov. 2017

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *