Vocação

“A nossa vida e a nossa presença no mundo são frutos de uma vocação divina…”
                                                                                                                         Papa Francisco

O chamado de Deus nos conduz a uma reflexão de escuta e vivência da sua Palavra. Mas é preciso permitir que Ele toque em nossa alma, o que acontece no dia a dia. Vivemos numa sociedade contraditória aos apelos de Deus, e é nesta sociedade e neste mundo, imbuído de barulho e materialismo que tanto inquietam nosso coração e nossa mente, que escutamos o seu chamado. E o Senhor, em sua infinita bondade, cria em nós um espaço de silêncio e discernimento em meio a toda essa diversidade e, assim, também respondemos, como Isaías, Samuel, Moisés, Abraão e Maria: “Eis-me aqui, Senhor!”, na certeza de que Ele sempre estará conosco.

É preciso permitir que Deus toque em nossa alma quando estamos diante (ou ao lado) daquele que sofre, que tem frio e fome, que não vê sentido na vida, que tem sede de Deus. É preciso, acima de tudo, colocar-se no lugar do outro para sentir o que o outro sente e, assim, continuar a missão de Jesus, que é a nossa missão.

Vocação é isto… Colocar a serviço do outro os talentos que de Deus recebemos e que se traduzem em gestos de amor e fraternidade, onde quer que estejamos.

Neste ano dedicado ao laicato, a vocação se torna ainda mais latente em nós, leigos, que vivemos a experiência do amor e da misericórdia de Deus em nossas famílias, em nosso trabalho e em nossas comunidades.

E hoje compartilho com vocês os depoimentos de leigos que dizem o seu sim no dia a dia de suas vidas.

“Ser missionária leiga de Deus Uno e Trino é viver enraizada no carisma trinitário, evangelizando no trabalho, família, escola, para a prática do mandamento do amor, sendo ramo, sal, luz e fermento. O mundo é o lugar da ação do cristão. A missão nos fortalece como cristãos. Ser missionário é ser Igreja em saída de si mesmo em busca do irmão, do amigo, da família, do colega do trabalho, do desconhecido, do excluído…”
Maria Cristina Queiroz Maia

“Ser missionário é fazer da educação um espaço de acolhida e de anúncio de uma nova perspectiva de vida à infância e à juventude, que clamam por um mundo melhor.”
Agostinho Travençolo Júnior

 “É missão de todos nós
Deus chama, eu quero ouvir a sua voz”
Zé Vicente

 

Nanci Regis Queiroz Afonso
Missionária leiga de Deus Uno e Trino

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *