Você sabe como se tornar um sacerdote?

Amanhã, 27 de Abril, é dia do Sacerdote. Para nós, o sacerdócio é um chamado valioso dentro da fé católica. Dentre as várias responsabilidades sacramentais de um sacerdote, é a ele confiada a guiança (orientação) dos fiéis ao bom caminho, orientando nas dificuldades e prevenindo quando necessário. E tamanha tarefa demanda uma exigente formação e dedicação.

O tempo de formação do seminarista pode variar muito de acordo a realidade eclesial na qual ele está inserido. Em geral, o candidato ao sacerdócio leva cerca de 12 anos para ordenar-se. Nos dois anos iniciais, ele aprende sobre o carisma dentro da comunidade. Depois, estuda três anos de filosofia. Após um ano de pastoral numa das casas de missão, cursa quatro anos de Teologia. Por fim, se a Igreja e a comunidade admitirem, ele receberá as ordens sacras. No decorrer de todo esse caminho é preciso ser orante, fraterno e trabalhador.

 Alguns sinais indicativos da vocação:

Converse com um padre ou um orientador religioso que possa ajudar a discernir os sinais e as vontades em relação à vida religiosa:

  • Estar disposto a renunciar tudo pela vocação: família, casa, estudos, relacionamento e outros
  • Sentir profunda compaixão pelas pessoas
  • Desejar viver uma vida de penitência, na simplicidade, na pobreza evangélica e na obediência
  • Ter uma vida de intensa oração e leitura da Bíblia
  • Se entregar totalmente à missão

Assista ao vídeo o Padre José Augusto “O essencial para a vida do sacerdote” e conheça mais sobre o assunto.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *