Centro Missionário estreia Cine Fórum e promete surpreender

O Cine-Fórum é um novo evento cultural das Missionárias SSpS em parceria com a Verbo Filmes para o Centro Missionário Cultural Santíssima Trindade, situado no Convento Santíssima Trindade, em São Paulo. Ele será aberto a toda a comunidade e funcionará de maio a novembro de cada ano.

Com o tema Cinema & Espiritualidade, nesta primeira edição serão exibidos 8 filmes de temas variados que buscam ampliar a percepção da condição humana (sentido da vida, tempo, envelhecimento, morte, sacrifício, amor e outros). Em seguida a cada sessão haverá um debate para um aprofundamento crítico sobre cada título.

Os filmes foram escolhidos pelo Ir. Paulo Eugênio de Lima (Paulinho) – SVD (Verbo Filmes) e tem como objetivo contar histórias e ensinar. Eles abrangem obras que vão de Hitchcock a Andrei Tarkovski, da década de 30 até o cinema atual.

Numa entrevista exclusiva sobre o Cine-Fórum, Ir Paulinho nos contou que o projeto existe há 17 anos, sendo realizado como curso de verão por meio de oficinas de leitura na CESEEP. Porém, esta será a primeira vez que o projeto vem para o Centro Missionário.
Neste novo projeto do Cine-Fórum, ele explica que não há qualquer condição para participar das sessões. Os participantes serão estimulados a compartilhar as suas visões e perspectivas sobre cada filme para somar experiências e aprender sobre a espiritualidade, sem julgamento. “O público alvo que queremos atingir é toda e qualquer pessoa que tenha um coração aberto e esteja disposto a olhar além, não apenas com um olhar de um espectador passivo diante de um filme como um entretenimento, mas com um olhar visando todas as manifestações artísticas para aprofundar sua visão de mundo”, frisa Ir. Paulinho.

Segundo ele, o projeto é importante porque desperta uma inquietação sobre as questões mais profundas da vida: “Numa época em que a tecnologia afastou as relações corpo a corpo, as pessoas são essencialmente materialistas e vivem em estado de melancolia. Essa nova geração não tem um parâmetro, o parâmetro está no mundo virtual, onde é tudo líquido. É a partir da busca por uma referência, um novo horizonte e até mesmo para preencher a solidão, é que a gente propôs fazer esse projeto. O objetivo principal é tecer um caminho de busca, como uma ponte que vai nos leva ao outro lado, e que nos vai levar a conhecer a vida espiritual, que é bem mais do que nós enxergamos”.

As sessões acontecerão uma vez por mês, aos domingos, sempre às 16h. Quem quiser participar do Cine-Fórum, basta enviar um e-mail para conventosst@ssps.org.br com o assunto “reserva cine fórum” ou confirmar sua presença pelo fone 11 5547 7222. No dia da sessão, pede-se uma contribuição voluntária para custeio de despesas no valor sugerido de R$ 30,00.

Estreia: 13/05 às 16 horas

Valor: R$ 30

Local: Centro Missionário Cultural Santíssima Trindade – Rua São Benedito, 2.416 – Santo Amaro – Sala Paz

Censura: Para maiores de 18 anos

As inscrições podem ser feitas até 1 dia antes de cada sessão e o pagamento será recebido no dia e no local, em dinheiro.

 (*) Irmão Paulinho trabalha na Verbo Filmes como coordenador na produção de documentários, filmes institucionais e outros projetos de filmes de ficção.