Congregação

Congregação em Steyl, na Holanda

A Congregação Missionárias Servas do Espírito Santo foi fundada pelo então padre Arnold Janssen (hoje Santo Arnold Janssen) em 1889 em Steyl, na Holanda, com o auxílio de Madre Maria Helena Stollebwerk e Madre Josefa Stenmansduas, duas mulheres de fé que hoje são reconhecidas pela Igreja como Bem-Aventuradas.

Arnold Jenssen
Helena Stollebwerk
Hendrina Stenmans

Acesse aqui o site mundial da congregação: https://www.worldssps.org/

No Brasil

As Missionárias Servas do Espírito Santo, no Brasil, estão organizadas em duas Províncias:

Histórico da Província Stella Matutina

A Província Brasil Norte, denominada Stella Matutina, é um dos frutos do olhar generoso do fundador da Congregação sobre a Igreja da América Latina. Submetendo seus planos ao discernimento na oração, Santo Arnaldo Janssen estava convicto de que a aurora do século XX era o tempo propício e necessário para que as irmãs missionárias servas do Espírito Santo estivessem presentes no Brasil. Assim, em 1902, seis jovens irmãs foram enviadas da Holanda para a nova terra de missão, sendo a cidade de Juiz de Fora, Região Sudeste, o primeiro lugar onde elas se instalaram.

Em um contexto social marcado pela ausência da ação do Estado, as irmãs dedicaram seus primeiros anos no Brasil à missão na educação. A partir de 1909, foram convidadas a servir também na área da saúde, atuando em hospitais. Sustentadas por uma profunda vida de oração, superando os desafios emergentes, ano após ano, crescia o número de irmãs e de pessoas atendidas por elas, levando à abertura de novas comunidades em outros Estados do País.

Devido à expansão da Congregação no Brasil e ao elevado número de vocações, em 1963, foi possível e necessária a criação da Província Brasil Sul. Nessa mesma época, com as inspirações advindas do Concílio Vaticano II, as irmãs renovaram seu compromisso missionário e afirmaram sua opção preferencial pelos pobres. Desde então, além das instituições no campo da educação e saúde, elas passaram a atuar em outras realidades sociais, vivendo em comunidades inseridas no meio popular.

As irmãs da Província Stella Matutina estão presentes hoje em quatro Estados brasileiros: Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Tocantins. Como suas precursoras, buscam seguir Jesus Cristo, servindo ao próximo pela missão nas seguintes áreas e grupos: educação formal, pastorais da Igreja local, creches, saúde alternativa, apoio a movimentos e organizações populares, apoio aos moradores em situação de rua, acolhida aos migrantes, defesa e promoção dos direitos humanos, acompanhamento espiritual, defesa da causa indígena, missão junto às mulheres, formação humana e cristã, entre outros.

Histórico da Província Divina Sabedoria

Com a criação da Província Divina Sabedoria, em 1963, a sede ficou estabelecida no Colégio Sant’Ana, em Ponta Grossa-PR. Em 1972, com a construção do Convento Espírito Santo, foi transferida para o Parque Tarobá/Uvaranas. Desde 2021, situa-se no centro da cidade paranaense. A irmã Meinradine Bütterhoff foi coordenadora provincial de 1963 a 1968. Ela teve como conselheiras as irmãs Dulce Menezes, Inviolata Mühl, Trindade Campos e Dulcemira Trigueiro.

Desde o início da Província, as irmãs dedicaram-se a atender as famílias, indo a seu encontro, com visitas domiciliares. Conforme a crônica da época, a Ir. Dulce Menezes foi a primeira a visitar famílias no bairro, antes mesmo da construção do Convento, em setembro de 1973, com a chegada da Ir. Gáudia. Ela, em seu grande zelo missionário, visitou e percorreu a vila, convidando as pessoas para a celebração dominical na capela São Francisco e a participação no curso de alfabetização de adultos (Mobral). O acompanhamento de famílias e crianças redundou na criação do Centro de Promoção Humana Arnaldo Janssen.

Na atualidade, o Convento Espírito Santo, com sua Comunidade do Convento Espírito Santo, desenvolve atividades diversas, tais como retiros (também para grupos leigos), assembleias provinciais, capítulos provinciais, encontros setoriais de formação permanente, encontros de formação para diferentes grupos.

A Província Brasil Sul está organizada hoje em 20 comunidades, distribuídas por sete Estados (Roraima, Amazonas, Pará, Rondônia, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul), num total de 99 irmãs, 4 irmãs junioras e 2 noviças. As atividades missionárias na Província são desenvolvidas nos âmbitos da educação, pastoral e saúde.

Nossa Missão

Como Missionárias Servas do Espírito Santo, somos chamadas a prestar nosso serviço em situações de fronteira e onde a vida se encontra mais ameaçada. Realizamos nossa missão em comunidades espalhadas pelo Brasil ou em outros países, onde procuramos vivenciar o diálogo entre as culturas, a comunhão na diversidade e o acolhimento a todos, de maneira especial aos pobres e excluídos.

Nosso ser missionário não depende da atividade que realizamos e sim do nosso compromisso com o seguimento de Jesus Cristo buscando, como mulheres consagradas, testemunhar o amor de Deus onde quer que estejamos. Por isso, dedicamos nossa vida a Deus através dos mais variados tipos de trabalhos e apostolados de acordo com as necessidades mais urgentes do povo ao qual somos enviadas.

Principais atividades missionárias:

  • Educação;
  • Saúde;
  • Crianças carentes e idosos;
  • Serviço Pastoral nas comunidades das periferias e do interior;
  • Pastoral Indigenista;
  • Justiça e Paz e Ecologia;
  • Comunicação;
  • Bíblia;
  • Catequese;
  • Formação de Lideranças;
  • Promoção da Mulher;
  • Apoio a população de rua;
  • Juventude e muitas outras.

“O anúncio do Evangelho é a primeira e a mais sublime obra de amor ao próximo.”

Santo Arnald Janssen

A Congregação Missionárias Servas do Espírito Santo faz parte da família Arnaldina – fundada por Santo Arnaldo Janssen- formada ainda pelas  Irmãs Servas do Espírito Santo da Adoração Perpétua e Missionários do Verbo Divino.