Nossas Entidades

Atualmente nossa província é representada pelo Instituto Trínitas que engloba também as outras duas entidades como prestadoras de serviços, a Sociedade de Ensino e Beneficência (SEB) na área da Educação e a REDES na área pastoral, social e missionária.

Instituto Trinitas

O nome Instituto Trinitas foi escolhido em homenagem à Santíssima Trindade, que é o centro da espiritualidade e vida missionária das irmãs.

Sua sede fica em São Paulo, no Convento Santíssima Trindade e é a organização que responde a tudo o que se refere à vida das Irmãs e das comunidades.

É constituída por todas as irmãs que fazem parte da Província Stella Matutina, num total aproximado de 100 irmãs, distribuídas em 17 comunidades.

Para fazer parte do Instituto Trinitas é necessário tornar-se uma Missionária Serva do Espírito Santo, passando pelas etapas da Pastoral Vocacional, da Formação Inicial (Pré-Noviciado e Noviciado) e Profissão dos Primeiros Votos.

Sociedade de Ensino e Beneficência (SEB)

A SEB foi fundada em juiz de Fora (MG) em 15 de outubro de 1920. Em 1953 sua sede foi transferida para São Paulo, onde até hoje está instalada à Rua São Benedito, 2146, no Convento Santíssima Trindade.

Como uma entidade prestadora de serviços do Instituto Trinitas, dedica-se integralmente a área da Educação.

Finalidade da SEB

  • Oferecer a educação básica, formada pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio;
  • Manter e desenvolver a educação superior, o ensino, a pesquisa e a extensão em padrões de qualidade;
  • Formar profissionais competentes nas diferentes áreas do conhecimento, cônscios da responsabilidade e do compromisso social como cidadão;
  • Incentivar relações de intercâmbio com Instituições congêneres do País e do exterior;
  • Preparar lideranças que elaborem uma pedagogia comprometida com a mudança social, que favoreça a dignidade humana e que seja defensora do meio ambiente;
  • Dinamizar a educação da fé, assumindo o compromisso com os princípios da Igreja, com a Justiça, Solidariedade e Paz;
  • Incentivar, por todos os meios educacionais disponíveis, a formação para a consciência crítica e exercício da cidadania;
  • Promover publicações e difundir obras filosóficas, culturais, científicas e de cunho pedagógico, para o enriquecimento da educação em nosso país;
  • Manter programas de enfrentamento à pobreza.

(Extraído do Estatuto Social da SEB Cap II, Art. 5º.)

A SEB é a mantenedora da Rede de Educação das Missionárias Servas do Espírito Santo e, por intermédio de sua diretoria, gerencia, organiza, orienta e acompanha as seguintes escolas:

REDES – Rede de Solidariedade – redesssps.org.br

A REDES é uma instituição beneficente e de assistência social criada a 15 de junho de 2001 pelas Missionárias Servas do Espírito Santo por desmembramento da SEB – Sociedade de Ensino e Beneficência.

Tem como finalidade promover a assistência social beneficente, junto aos empobrecidos, num serviço de promoção, prevenção, proteção e inclusão, contribuindo assim para a construção de uma sociedade democrática, fundamentada nos valores éticos da liberdade, igualdade, diversidade, solidariedade e participação.

É uma entidade prestadora de serviços vinculada ao Instituto Trinitas, com sede em São Paulo, no Convento Santíssima Trindade.

A REDES encontra-se ainda em fase de estruturação, mas mesmo assim apóia o trabalho missionário e social das irmãs e de outras organizações apoiadas por elas através de pequenos projetos e iniciativas que visam a promoção da vida.