Convento Santíssima Trindade completa 87 anos

Muitos que passam pela Avenida Vereador José Diniz, no Alto da Boa Vista, em São Paulo-SP, têm curiosidade de saber que construção é esta, de arquitetura diferente e rodeada de jardins, árvores e horta.

Quem entra e sente a paz e tranquilidade do ambiente percebe que está num oásis dentro da agitada capital paulista. Um lugar para meditar, rezar, estudar, mas também para se preparar e ir em missão.

Estamos falando do Convento Santíssima Trindade que, no dia 18 de julho, completa 87 anos de existência. Nessa data, em 1931, foi inaugurado com a celebração de sua primeira missa. Naquela época, as irmãs procuravam um local adequado para a formação das novas missionárias e que facilitasse o contato com as religiosas que já estavam espalhadas pelo Brasil.

O prédio atual foi construído em 1938 e concluído em 1963, com a ala dedicada às irmãs idosas da Comunidade do Santana. Desde 1932, o Convento é também a Sede da Província Stella Matutina, de onde é feito todo o acompanhamento das comunidades, escolas e demais trabalhos missionários, com várias equipes de colaboradores.

O Convento abriga as irmãs da Comunidade do Santana que, depois de muitos anos de dedicação à missão, ali recebem cuidados especiais de saúde. Na comunidade do Convento, estão as que trabalham no serviço administrativo da Província e também da casa. São 36 irmãs entre as duas comunidades.

No Convento, também está localizado o Centro Missionário Cultural Santíssima Trindade, onde se realizam encontros, reuniões, cursos e seminários para os mais variados públicos, além de casamentos e retiros.

Um dos principais eventos é o Curso de Formação Teológica e Missionária para Leigos, já no segundo ano de funcionamento, com quatro turmas e um total de 200 alunos que se reúnem todas as terças-feiras à noite. Eles se capacitam para o trabalho pastoral nas paróquias e comunidades da Diocese de Santo Amaro.

Veja como era o Convento antigamente

Conheça o Convento nos dias de hoje