2021: “esperança” é a palavra

O ano que chega reforça o significado de “esperança”. Nunca fomos tão necessitados dessa que, juntamente com a fé e a caridade, é uma das virtudes cristãs. Irmãs e irmãos dos mais variados contextos de nossa missão partilham os votos de um feliz 2021. Que a luz tenha vez sempre! Veja!

________________________________________

Bênçãos de Deus Trindade

Vivemos em 2020 um ano desafiador. Que 2021 venha dissipar as trevas de nosso coração, enchendo-o de esperança e de paz! Desejamos um ano repleto das bênçãos de Deus Trindade!

Carla Bonfin de Carvalho
Missionária leiga de Deus Uno e Trino
Rio de Janeiro-RJ


________________________________________

Defesa da vida

Que 2021 seja um ano abençoado, que nos permita aumentar a nossa consciência de que tudo o que se move é sagrado e pede de nós compaixão e colaboração no cuidado e na defesa da vida.

Irmã Helena Suzana Christo, SSpS




________________________________________

Pensar no novo ano é fazer uma reflexão sobre o que termina.

Fizemos escolhas que, em certa normalidade de tempos atrás, nem pensaríamos fazer. Vivemos de uma forma diferente, mas temos a certeza de que não faltou intensidade diante do desafio do novo. Cabeça erguida, que o caminho é subida e o destino é o céu, e cada sonho vale muito. Que também possamos deixar pedacinhos de nós pelos caminhos e que, também em 2021, eles possam ser partes de histórias da comunidade de uma escola viva que vê, sente e cuida. E assim, de retalho em retalho, possamos nos tornar, um dia, um imenso bordado de “nós”.

Marcos Eduardo Melo dos Santos
Professor de Ensino Religioso do Colégio Espírito Santo
São Paulo-SP

________________________________________

Deixar o mundo melhor do que o encontramos

O que desejo para 2021 é que tenhamos coragem para nos enfrentarmos, encontrarmos Deus dentro de nós mesmos e, servindo aos outros, servir a ele. Que cada um de nós possa contribuir para deixar o mundo melhor do que o encontramos, cuidando dos relacionamentos e amando o próximo como a nós mesmos.

Paulo Flávio Queiroz Gomes
Professor de Biologia no Colégio Sagrado Coração de Jesus
Belo Horizonte-MG

________________________________________

2021 será melhor

O ano de 2021 será melhor, porque 2020 foi de desafios, de aprendizados, de um reinventar-se. O ano novo será melhor porque, em 2020, exercitamos mais a solidariedade, a escuta, o amor e a doação.

Irmã Eva Bueno, SSpS
Província Brasil-Sul



________________________________________

Partilhar o amor

Que, em 2021, a luz de Cristo nos ilumine para receber, com fé e confiança, o Deus Menino. Ele se encarna para nos ensinar a viver a solidariedade, a partilhar o amor de Jesus que transcende nossa humanidade, para encontrar com o Cristo que há em cada ser humano, a perdoar e viver a alegria de renascer em Cristo, com paz. Que o amor de Cristo encha nosso coração com a luz do novo tempo que se aproxima! Que 2021 seja repleto de esperança, saúde, alegria, amor e paz! Feliz 2021!

Valdirene Pereira Silva
Noviça SSpS

________________________________________

Que seja um ano transformador

Fechamos 2020, e uma coisa é certa: tivemos de desacelerar, em todos os sentidos. Aprendemos muitas coisas, mas talvez a principal delas foi descobrir que sozinhos não somos nada nem ninguém. Ao desacelerar, tivemos tempo para prestar mais atenção ao outro e a nós mesmos. Aprendemos a identificar e a lidar com nossas próprias emoções e a ter um olhar mais generoso em relação a si próprio e ao próximo. E para 2021? O que podemos esperar? É tempo de transformação, tempo de construir novos caminhos e de fortalecer ainda mais nossa fé. Sem dúvidas, é tempo de acreditar que dias, meses, anos melhores virão por aí. É tempo de traçar novas metas e renovar as esperanças. Que 2021 seja um ano transformador!

Luciana Marzullo Araujo
Coordenadora missionária do Colégio Stella Matutina
Juiz de Fora-MG

________________________________________

2021: nova oportunidade

O ano de 2020 nos trouxe uma inesperada tempestade. Ninguém estava preparado para enfrentar semelhante pandemia (covid-19). O medo diante da proximidade da doença e da morte gerou muitas reações. Mas certamente também foi como um frear a velocidade com a qual todos estávamos indo.

Estamos alvorecendo o ano de 2021. Convido a alegrar-nos! A crise é global, mas também pessoal e comunitária, entretanto não deixa de ser uma oportunidade para a real solidariedade, a fraternidade sincera, o amor concreto, o respeito a todos, independentemente de raça, credo, gênero ou opção sexual; o cuidado com os mais vulneráveis, entre eles a Terra. Cada um de nós pode tornar 2021 um ano verdadeiramente novo. E, por que não, um ano cheio de paz, bondade e harmonia. São estes os meus votos para que 2021 seja bem melhor!

Irmã Juana Ortega Torres, SSpS
Missionária em Moçambique

________________________________________

Um milagre em cada recomeço

Minha expectativa é de que 2021 seja ano de paz saúde, harmonia e muita fé… Que tenhamos sabedoria para lidar com todos os momentos que hão de vir! Existe um milagre em cada recomeço.

Rose Santos
Colaboradora da missão no Convento Santíssima Trindade
São Paulo-SP


________________________________________

Tempo de serenidade

O que falar do ano de 2020, agora que chegou ao fim? Foi um ano para agradecer! O mais diferente em muitas e muitas décadas. Por mais crítico que tenha sido, ele nos apresentou oportunidades únicas nesta nossa passagem pela vida. O ano que, sem compaixão, tirou-nos do automático. Paciência… Resiliência.

Fez com que olhássemos para os mais velhos, nos fez conjugar ainda mais o verbo cuidar. Vem aí 2021! Já está invadindo nossas casas, e temos de ter em mente que não podemos nos deixar levar pela angústia, pela ansiedade, pelo medo e pelas incertezas. A palavra de ordem, agora, é serenidade. Que 2021 venha com esperança de um novo tempo!

Roberta Pimentel Aouila
Professora de Língua Portuguesa do Colégio Stella Matutina
Juiz de Fora-MG

________________________________________

Aprendizado para toda a vida

Virão! Um novo ano, novas formas de ser e agir, novo jeito de ser gente no mundo! Caminhamos, tropeçamos, levantamos e seguimos adiante, cada pessoa a seu modo. Vivemos um processo de cuidado mútuo, um aprendizado para toda a vida. Perdas, despedidas, ganhos, novas oportunidades, alegrias, esperanças e o novo. Que o novo ano nos traga coisas boas, leves, bonitas e verdadeiras!

Álisson Baraúna
Coordenador missionário do Colégio Espírito Santo
São Paulo-SP

________________________________________

Olhar para o que e quem de fato importam

O mais bonito de um novo ano é o clima de renovação e esperança presente em cada um. Vivemos, com o ano que termina, um tempo diferente, atípico. Um ano perdido? Não! Um ano para não ser esquecido.

Afinal, foram muitas as oportunidades de viver intensamente, para quem soube aproveitá-las. Agora bate à nossa porta outra, nova e grande oportunidade: 2021! Uma chance para continuar o exercício de voltar nosso olhar para dentro e para o que e quem de fato importam. Planejemos, projetemos e vivamos 2021 tendo como missão o amor, e nunca nos esqueçamos das pessoas que estiveram nesta caminhada! Feliz ano novo!

Agostinho Travençolo Júnior
Educador e coordenador da Dimensão Missionária da Rede de Educação SSpS

________________________________________

Exercitar a esperança

Para 2021 desejo que, apesar dos desafios e dores que vivemos em 2020, possamos exercitar a esperança, abrindo nosso coração e permitindo que brote dele vida nova, sonhos, desejos e muita vontade de fazer nosso melhor. Que venha 2021!

Simone Fortunato Nunes
Professora, assistente social, coordenadora da Pastoral Missionária do Colégio Sagrado Coração de Jesus
Belo Horizonte-MG

________________________________________

Chance de praticar o que não realizamos

Um novo ano chega! Novas chances para colocarmos em prática todas as atitudes generosas e cheias de amor que não conseguimos realizar no ano que passou. Muito se falou em gratidão em 2020. Em 2021, teremos a oportunidade de traduzir em gestos um dos ensinamentos mais bonitos de Santo Arnaldo: “A melhor maneira de agradecer é amar”. Que 2021 encontre nosso coração aberto e cheio de esperança e alegria!

Alexandre Pinho Britto, bacharel em Teologia e licenciado em Filosofia, coordenador da Pastoral do Colégio Imaculado Coração de Maria, no Rio de Janeiro-RJ

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *