33ª Assembleia e 26º Capítulo Provincial – Província Stella Matutina: Jornada de Reflexão e Compromisso para um Mundo em Transformação

Durante os dias 1, 2 e 3 de dezembro de 2023, as Missionárias Servas do Espírito Santo da Província Stella Matutina reuniram-se para a 33ª Assembleia e 26º Capítulo Provincial, sob o inspirador tema “Reavivar a paixão pela missão de Deus a partir dos gritos da realidade”. A palavra inicial foi proferida pela Irmã Maria Percila, expressando profundos agradecimentos às irmãs, cujas orações sustentam essa jornada desafiadora.

O processo da assembleia ocorreu de forma diversificada, desde encontros formativos online até discussões sobre os ecos da missão, envolvendo temas como povos originários, fome, migrantes, mãe terra e ecologia. A reflexão central pautou-se no texto bíblico de Ez 37, 1-14: “…Porei em Vós o meu Espírito e vivereis”.

A memória da Província foi revisitada, evidenciando a escuta atenta aos gritos dos excluídos e invisíveis, bem como a gratidão às lideranças das comunidades, à diretoria da Redes (Rede de Solidariedade) e da SEB (Sociedade de Ensino e Beneficência) Rede Educação. Ações durante a pandemia, abertura de novas frentes de missão e o crescimento na intercongregacionalidade foram enfatizados.

O método VER, JULGAR e AGIR norteou as discussões, evidenciando o compromisso com a reflexão aprofundada e a ação efetiva.

O Pe. Shigeyuki Nakanose, svd trouxe uma reflexão bíblica sobre Ezequiel 37, 1-14, relacionando o exílio do povo de Deus com os desafios contemporâneos, promovendo uma leitura comunitária do texto.

Diversas decisões foram tomadas, incluindo a transferência de imóveis da SEB para a instituição Trinitas, a continuidade do processo de plano de saúde, e a itinerância na educação, entre outras.

No segundo dia do evento, o grupo Jeroky Paraguay Mi Pasión realizou uma apresentação cultural com danças folclóricas e tradicionais paraguaias. A diversidade e a fraternidade estiveram em plena sintonia durante todo o encontro!

Ao encerrar a assembleia, a Província Stella Matutina reafirmou seu compromisso com a missão global, inspirada pela melodia do amor e compaixão da Trindade Santa. A jornada continua, alimentada pelo espírito de criação, profecia e sabedoria, em busca de um mundo melhor! 

A Província Stella Matutina deseja que as Missionárias Servas do Espírito Santo continuem compartilhando vida e esperança, para testemunhar a ressurreição de Jesus e anunciar o Reino de Deus, iluminadas pelo mesmo Espírito que as anima a enfrentar os desafios da missão no serviço ao Evangelho.

Veja alguns momentos do evento: