5 razões para você fazer um curso de Teologia

Algumas pessoas insistem em acreditar que “teologia” é um saber privado de padres e bispos. Ledo engano! Todo cristão é chamado a “dar as razões de sua esperança” (Cf. 1Pd 3,15). Isto é teologia: a ciência da fé.

Cremos para entender e entendemos para crer, como dizia Santo Anselmo. Não existe conflito ou incompatibilidade entre fé e razão. Santo Agostinho costumava dizer que se Deus nos fez pensantes, pensar é um jeito de louvar o Criador.

Mas se você ainda não se convenceu, aqui vão cinco razões de porque você precisa estudar teologia:

 

1. Você já é um teólogo.

Teologia não é uma coisa que apenas o professor de teologia tem – todos nós cremos em alguma coisa sobre Deus e, portanto, somos teólogos à nossa própria maneira. No entanto, o que precisa ser questionado é se o que você crê é correto, e o estudo da teologia pode ajudar a responder essa pergunta.

 

2. Seu amor por Jesus é intrinsicamente ligado com seu conhecimento de sua Palavra.

Jesus disse: “Se me amais, guardareis os meus mandamentos” (João 14.15). Ouvi alguém dizendo que o cristão não precisa ser grande teologicamente, mas estará tudo bem se ele realmente amar Jesus. Entretanto, Jesus diz que se nós o amamos, obedeceremos o que ele ordena. Como nós podemos obedecê-lo se nós não vamos à sua Palavra para conhecer corretamente seus mandamentos?

 

3. Sua doutrina determinará como você vive.

O que você acredita (sua doutrina) determinará como você vive (sua prática). Isto pode ser visto em sua vida cotidiana. Se você acredita que alguma coisa é venenosa, você simplesmente não a bebe. Similarmente, suas crenças sobre Deus e sua Palavra determinam como você vive dia a dia. Por exemplo, se você acredita que Deus fala através de sua Palavra então você a estudará diligentemente. Se você acredita que Deus também fala dentro do seu coração e através dos acontecimentos da vida, então você também estudará sua Palavra para encontrar o discernimento necessário para entender a voz silenciosa de Deus no íntimo do seu ser e que se manifesta também nas outras pessoas e nos fatos de cada dia.

A compreensão da Palavra de Deus, de quem é Jesus e quais são seus ensinamentos são como uma bússola que nos orienta na busca da vontade de Deus. Aí está mais um motivo porque você precisa estudar teologia.

 

4. Suas afeições determinarão o que você estuda.

Onde suas afeições estão colocadas determinará o que você gastará tempo estudando. Se seu hobby é fotografia você desejará estudar o assunto para saber como melhorar suas fotografias e aumentar seu amor e apreciação por esse passatempo. Da mesma forma, se você é cristão e sua afeição principal está sobre Deus, por que você não desejaria estudar a Bíblia para aumentar seu amor e apreciação por Jesus e sua Palavra?

 

5. Sua humildade depende disso.

Sem estudar teologia, é possível que você pense muito bem sobre você, mas não bem o bastante de Deus. Se é verdade que o conhecimento incha (1 Coríntios 8.1), as Escrituras, pelo contrário, quando corretamente entendidas e aplicadas, darão a você, por exemplo, o conhecimento da fragilidade e miserabilidade humana diante de Deus, e também darão conhecimento da magnificência, santidade, soberania e graça de Deus, o que somente pode servir para levar um verdadeiro convertido a ajoelhar-se em humildade.

Possa Deus ser glorificado quando você estudar teologia, com o desejo de saber mais sobre sua revelação especial ao ser humano.

 

Fonte: iPródigo e A12

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *