A Bíblia é considerada o livro mais lido, traduzido e distribuído de todos os tempos, podendo ser encontrado em mais de 2.000 línguas e dialetos diferentes, dos 3.000 falados no mundo. A lista com os livros mais vendidos da história colocam a Bíblia no primeiro lugar com quase 6 bilhões de cópias vendidas (número estimado), uma quantidade sete vezes maior que o número de cópias do 2º colocado da lista dos livros mais vendidos. No Brasil, 11 milhões de Bíblias são vendidas por ano.
Porém, por maior que seja a sua influência e popularidade no mundo, há fatos sobre a Bíblia que talvez você não conheça. Separamos aqui alguns deles. Será que você já sabe de tudo isto?
- Reconhecida como obra de inspiração divina, a Bíblia foi escrita por mais de 40 autores, entre Escribas, Sacerdotes, Reis, Profetas e Poetas (2Tm 3.16; 2Pe 1.20,21) que a escreveram num período aproximado de 1.500 anos.
- As partes mais antigas das Escrituras encontradas são um pergaminho de Isaías em hebraico do segundo século aC, descoberto em 1947 nas cavernas do Mar Morto e um pequeno papiro contendo parte do Livro de João 18.31-33,37,38 datados do segundo século dC.
- O termo Bíblia tem origem no grego “Biblos” (“rolo” ou “livro “) e somente foi usado a partir do ano 200 dC pelos cristãos.
- A Bíblia em sua forma original é desprovida das divisões de capítulos e versículos. Para facilitar sua leitura e localização de “citações” o Prof. Stephen Langton, no ano de 1227 dC a dividiu em capítulos.
- Até o ano de 1551 dC também não existia a divisão denominada versículo. Neste ano o Sr. Robert Stephanus chegou a conclusão da necessidade de uma subdivisão e agrupou os texto em versículos.
- A Bíblia foi o primeiro livro da história a ser impresso, por Johannes Gutenberg.
- Até a invenção da gráfica por Gutenberg, a Bíblia era um livro extremamente raro e caro, pois eram todos feitos artesanalmente (manuscritos) e poucos tinham acesso às Escrituras.
- O povo de língua portuguesa só começaram a ter acesso à Bíblia de uma forma mais econômica a partir do ano de 1748 dC, quando foi impressa a primeira Bíblia em português, uma tradução feita a partir da “Vulgata Latina”.