85 anos do Convento Santíssima Trindade. Vamos conhecer a sua história?

Em um evento íntimo, voltado às missionárias SSpS e comunidade mais próxima, o Convento Santíssima Trindade comemorou, neste último domingo de agosto, seus 85 anos de existência. Conheça aqui um pouquinho da sua história, que faz parte da trajetória das irmãs missionárias no Brasil e no mundo.

O convento

convento-hojeO Convento Santíssima Trindade foi erguido em 1931 pelas primeiras missionárias da congregação Missionárias Servas do Espírito Santo no Brasil, vindas da Alemanha e Holanda. Construído com forte inspiração gótica das catedrais dos seus países de origem, a edificação preserva até hoje os seus traços originais. Das portas principais e suas arquivoltas às janelas compridas e finas e vitrais de rosáceas, tudo no convento lembra a quietude e paz de um tempo em que a religião tomava o centro da vida das pessoas.

Aqui, nesta casa, foram acolhidas as missionárias que chegaram de outros países para trabalhar em terras brasileiras. Aqui também foram formadas as postulantes e noviças que, após os votos, foram enviadas em missão para nossas comunidades espalhadas pelo Brasil e também para outros países. Aqui foram tomadas as principais decisões que delinearam a vida e a missão de nossas irmãs, comunidades, apostolados, colégios e hospitais.

85 anos de vida a serviço da missão no Brasil e no mundo

As primeiras irmãs chegaram ao Brasil em 1902 e se estabeleceram em Juiz de Fora. Em 1930 já estavam em 21 comunidades nos Estados de Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo. Isso significava longas e cansativas viagens para o Sul. Por isso, havia o desejo de uma casa em São Paulo onde as irmãs pudessem pernoitar. A Madre Geral Columba recomendou a abertura de um colégio em São Paulo, o que contou com o apoio do Arcebispo.
Em janeiro de 1931 foram enviadas duas irmãs para procurar um terreno em São Paulo. Encontraram uma chácara em Santo Amaro – então a 20 minutos do Seminário SVD (Societas Verbi Divini) e a 40 minutos de bonde do centro da cidade. A partir daí foram feitos os encaminhamentos para conseguir o dinheiro e as aprovações necessárias. Em 6 de julho foi assinada a compra do Convento e, no dia 18 de julho de 1931, feita a inauguração com a celebração da missa e, pouco tempo depois, já deram início à catequese de crianças.

irmasNo início de 1932, a Sede Provincial foi transferida para cá e, em agosto, vieram também as noviças. Em 1935 deram início ao Colégio Nossa Senhora Aparecida, em Moema, e em 1938, o Colégio Espírito Santo, no Tatuapé.

Em maio de 1938 foi feita a bênção dos fundamentos da construção do novo convento e, em janeiro de 1939 as irmãs mudaram para a nova casa, então com aspecto de convento. Na festa da Santíssima Trindade foi feita a bênção da nova casa.

Em abril de 1940 teve início a construção da nova capela do Convento. A bênção da pedra fundamental desta capela foi presidida pelo Arcebispo de São Paulo, Dom José Gaspar de Afonseca e Silva, no dia 1º de agosto, com a presença das irmãs e muitos padres e seminaristas do Verbo Divino.
A inauguração da Capela do Convento Santíssima Trindade aconteceu no dia 24 de março de 1941 com a solene Consagração do Templo presidida pelo Arcebispo de São Paulo, acompanhado pelos sacerdotes e seminaristas SVD.

Nos anos seguintes a Capela foi recebendo adornos e acabamento. Em 1942 recebeu o altar-mor de mármore e o tabernáculo de metal, revestido de ouro, mas ainda faltavam os bancos que só vieram no ano seguinte.

cupulaA cúpula do altar, com a bela imagem da Santíssima Trindade toda esculpida em madeira, foi instalada no final de 1947 e um ano depois foi completada com os anjos que a ornamentam.

No dia 04 de junho de 1949, véspera da festa de Pentecostes, com a presença de mais de 20 sacerdotes e do bispo auxiliar de São Paulo, Dom Antônio Alves Siqueira, foi feita a consagração do altar e da igreja.
Recebemos da cúria as relíquias do mártir São Severiano e de Santa Casta, além das relíquias de Santa Agnes, Santo Inácio de Loyola, São Praxedes, Santa Cecília, Santa Margarida e Santa Gema Galgani, oferecidas pelas irmãs.

 

VEJA O CONVENTO HOJE:

One comment

  1. Linda, a minha igreja predileta na minha juventude, nos domingos dos anos 1960,
    Jamais esquecerei com que discrição as irmãs acompanharam as cerimônias
    Dominicais. Um lugar muito bonito no Alto da Boia Vista.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *