9 terapias naturais para aliviar dores e estresse

A medicina natural acredita que a saúde é um estado de completo bem estar, onde as funções físicas, mentais e espirituais do ser humano se acham em equilíbrio. Em parte graças a esta abordagem integrativa, em parte pelos efeitos colaterais e dependência que muitas vezes acompanham os remédios das indústrias farmacêuticas, as terapias naturais vem, dia a dia, angariando cada vez mais adeptos.

São inúmeras as terapias hoje disponíveis no mercado. Dentre elas, porém, selecionamos 9 que, por aliviar o estresse, combater dores e até auxiliar no tratamento da depressão, recomendamos. Saiba um pouco mais sobre elas e encontre a mais adequada para você:

Aromaterapia: Utiliza óleos essenciais de folhas, flores ou madeira para amenizar sintomas e melhorar o bem-estar. Os óleos podem ser inalados, queimados ou espalhados pelo corpo.

Cromoterapia: Baseia-se na ideia de que cores têm efeito curativo abrangente. Os tratamentos envolvem alimentação, modo de se vestir, relação com o ambiente, além da visualização de cores para efeito terapêutico.

Florais: São essências florais diluídas em conhaque. São indicados de acordo com a personalidade de cada paciente prometendo curar diversas doenças e trazer bem estar.

Fitoterapia: Consiste na manipulação de plantas e ervas para a cura de doenças e redução dos sintomas.

Homeopatia: É um método de tratamento que consiste na administração de doses mínimas do medicamento ao doente para evitar a intoxicação e estimular a reação orgânica com o intuito de reequilibrar a energia vital dos pacientes.

Medicinal Ortomolecular: Técnica que emprega o uso de vitaminas, aminoácidos e minerais em quantidades superiores àquelas capazes de serem absorvidas pelo corpo.

Reflexologia: Propõe que todos os órgãos internos do corpo têm pontos de reflexo no pé, na orelha, no nariz e outras partes. Acredita que a manipulação desses pontos pode melhorar o fluxo de energia e, portanto, curar sintomas em certos órgãos.

Reiki: A terapia vê a doença como um desequilíbrio energético do corpo e transmite energia ao paciente por meio da impostação de mãos do praticante. Ela pode trazer benefícios e reduzir a tensão.

Shiatsu: Atua nos mesmos pontos que a acupuntura, mas usando apenas a pressão dos dedos. Possui efeitos redutores de estresse.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *