A missão do professor em uma escola católica

Sem dúvidas, todos nós acreditamos que “o ser professor” é uma missão, pois entramos na vida de nossos alunos a fim de levá-los ao caminho do conhecimento. E quando falamos de uma missão que não envolve apenas os objetivos de todo docente? Quando essa missão circunda pela preocupação da formação humana, pautada em valores morais, éticos e cristãos? 

A educação em uma escola católica tem uma identidade única e que gera reflexões sobre a postura dos profissionais que dela fazem parte. Assim, minha experiência como docente de uma escola católica é de grande responsabilidade, que deve ser realizada com muito amor.

Nesse contexto, vale ressaltar que a família que matricula seu filho em uma escola católica está à procura de um diferencial, que ultrapassa os objetivos descritos em qualquer livro didático. Por isso, dentro do ambiente escolar católico, o papel do professor é fundamental para a construção de uma sociedade mais humana.

Outro aspecto importante de minha trajetória dentro de uma escola católica é a vivência da comunhão. Um dos frutos da doutrina da Igreja, dentro do ambiente de trabalho, faz toda a diferença para os mais variados projetos escolares acontecerem, pois quando unimos forças, estamos dispostos a vivermos de fato a comunhão em virtude da nossa natureza, que é não ser um indivíduo isolado, mas sim uma pessoa relacional, que ajuda e que é ajudada.

Contudo, mesmo sendo um ambiente colaborativo, atuar em uma escola católica é muito desafiador porque nossa missão perpassa os aprendizados da sala de aula. Dessa forma, é necessário sempre estarmos atentos para promover uma educação baseada nos ensinamentos de Cristo.

Por fim, destaco minha honra, satisfação e felicidade em desempenhar minha missão há mais de sete anos no Colégio Santa Maria, e também em conseguir ter a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a Congregação da escola em que trabalho, uma instituição alicerçada nos valores humanos e cristãos, fundamentada no carisma missionário de Santo Arnaldo Janssen, e de ser a presença de Deus Uno e Trino nos corações de todos nós!

Professora Lariana de Oliveira Castro Simões

Graduada em Letras Português/Espanhol e Pedagogia, psicopedagoga e analista do comportamento humano, especialista em Docência do Ensino Superior e Educação de Jovens e Adultos.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *