A ponte que transforma: o serviço social na educação

“A atitude missionária é a atitude de se comprometer e ir ao encontro do outro, de coração aberto. Significa atenção genuína, disposição para ouvir, generosidade para apoiar, coragem para descobrir o novo. É acolher, respeitar e valorizar as diferenças” (Diretrizes para a Rede de Educação Missionárias Servas do Espírito Santo). 

 

Em 15 de maio, celebramos o Dia do Assistente Social. Gostaria de contar a vocês um pouquinho da atuação desse profissional nas escolas que integram a Rede SEB de Educação. Para isso, é preciso beber na fonte. Beber na fonte significa ter identidade missionária e compromisso com a profissão, para a construção de uma sociedade mais justa e sustentável.

O trabalho do assistente social em nossas escolas se coloca ante a missão institucional, de formação integral do ser humano, aliada à possibilidade de oferecer oportunidades de acesso à educação de qualidade, por meio de concessão de bolsas de estudos a alunos em situação de vulnerabilidade social.

A pobreza e a desigualdade de renda são fatores que contribuem para a exclusão educacional. É com base nessa realidade que nos fazemos presentes, por meio dos centros educacionais, em territórios marcados por diversas formas de vulnerabilidade. 

É nesse contexto que a grande contribuição do assistente social acontece na ampliação de seu trabalho. Isso se dá por meio do aprofundamento do diálogo e ações coletivas com as famílias, a interlocução com a rede socioassistencial, a busca de parcerias, a intervenção na realidade e a promoção do fortalecimento dos vínculos familiares, com a garantia da proteção e defesa de direitos das crianças atendidas.

Estamos diante de uma realidade que já não pode ser mais respondida apenas pelos tradicionais trabalhadores da educação. Precisamos ampliar nosso olhar com a presença desse profissional, que atua como uma ponte entre a escola, a família e a comunidade, acolhendo, respeitando e valorizando as diferenças.

 

Assistentes sociais da Rede SEB de Educação, em encontro realizado no Convento Santíssima Trindade, em São Paulo – SP.

Rose Torres – Assistente social na Rede SEB de Educação.

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *