A vida missionária da Infância e Adolescência Missionária (IAM)

Novena Missionária simplificada – Quinto dia

Oração inicial
Espírito Santo, sopro de vida, que fazes novas todas as coisas, abre nossos corações às tuas inspirações para que, ao escutar e aprofundar tua Palavra, aumentem em nós o ardor missionário e o cuidado com a Casa Comum, nossa terra, e o amor a todas as tuas criaturas, sobretudo cada pessoa criada à tua imagem e semelhança. Espírito de Sabedoria, guia nossos passos nos caminhos da missão. Amém.

Reflexão
A Pontifícia Obra da Infância e Adolescência Missionária (IAM) surgiu em 1843, na França, e hoje está presente em mais de 130 países, entre eles o Brasil. Com o protagonismo de crianças e adolescentes, organiza-se em pequenos grupos nas comunidades e paróquias, inspirados em seu carisma: “Criança e adolescente rezando e ajudando criança e adolescente”.

Em seus encontros, escolhem um tema gerador, que é aprofundado, iluminado pela Palavra de Deus e, com uma ação concreta, culmina com uma celebração. Os grupos se encontram na sala, na igreja, nas visitas às famílias e na praça, com o objetivo de fortalecer o compromisso de tornar Jesus conhecido e amado.

No Brasil, de acordo com o UNICEF, mais da metade de todas as crianças e adolescentes brasileiros são afrodescendentes, e um terço dos cerca de 820 mil indígenas do país são crianças. São dezenas de milhões de pessoas que têm direitos e deveres e necessitam de condições para desenvolver plenamente todo o seu potencial. Por isso crianças e adolescentes devem receber especial atenção.

Palavra de Deus: Lc 10,17-21

17 Os setenta e dois voltaram alegres e disseram: “Senhor, até os demônios se submetem a nós, em teu nome”.
18 Ele respondeu: “Eu vi Satanás caindo do céu como relâmpago.
19 Eu lhes dei autoridade para pisarem sobre cobras e escorpiões, e sobre todo o poder do inimigo; nada lhes fará dano.
20 Contudo, alegrem-se, não porque os espíritos se submetem a vocês, mas porque seus nomes estão escritos nos céus”.
21 Naquela hora, Jesus, exultando no Espírito Santo, disse: “Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas dos sábios e cultos, e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, pois assim foi do teu agrado”.

Para meditar

Os setenta e dois discípulos voltam alegres da missão e partilham com Jesus o que eles fizeram. Jesus participa da alegria dos discípulos e lhes mostra qual o verdadeiro motivo de alegria.
O que a Palavra de Deus está me dizendo hoje? O que me dá realmente alegria na missão?

Oração do Mês Missionário
Deus Pai, Filho e Espírito Santo,
fonte transbordante da missão,
ajuda-nos a compreender
que a vida é missão,
dom e compromisso.
Que Maria, nossa intercessora
na cidade, no campo,
na Amazônia e em toda parte,
ajude cada um de nós
a ser testemunhas proféticas
do Evangelho,
numa Igreja sinodal
e em estado permanente de missão.
Eis-me aqui, Senhor, envia-me!
Amém.

Assista ao vídeo

Neste vídeo, vamos conhecer, pelas próprias crianças, o que é a Infância e a Adolescência Missionária. Também vamos ver o testemunho delas na realização da missão e como se sentem motivadas a serem presença de amor às outras pessoas.

Para rezar a novena completa com a sua família, comunidade ou grupos on-line, baixe o livrinho:

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *