A vida missionária da juventude

Novena Missionária simplificada – Sétimo dia

Oração inicial
Espírito Santo, sopro de vida, que fazes novas todas as coisas, abre nossos corações às tuas inspirações para que, ao escutar e aprofundar tua Palavra, aumentem em nós o ardor missionário e o cuidado com a Casa Comum, nossa terra, e o amor a todas as tuas criaturas, sobretudo cada pessoa criada à tua imagem e semelhança. Espírito de Sabedoria, guia nossos passos nos caminhos da missão. Amém.

Reflexão
A vida dos jovens é repleta de descobertas, experimentos e sonhos, mas também cheia de desafios. No Brasil, cerca de um quarto da população é jovem, mas muitos não têm acesso à educação e ao trabalho, são vítimas da violência e da marginalização.

A Juventude Missionária (JM) é um serviço de animação e formação missionária ligada à Pontifícia Obra da Propagação da Fé. Busca animar o espírito missionário e profético nas juventudes, testemunhar a misericórdia de Jesus Cristo e se deixar guiar pelo Mestre de Nazaré.

Há 15 anos, a JM cria pequenos grupos de jovens que aprofundam a leitura orante da Bíblia, buscam despertar o espírito missionário em suas paróquias, dioceses e demais espaços da juventude, e tem como ponto culminante a Experiência de Missão Sem Fronteiras com jovens do Brasil inteiro. Neste ano, foi em Planaltina-DF, junto com o 1º Congresso Missionário Nacional.

Palavra de Deus: Lc 10,25-37

25 Certa ocasião, um perito na lei levantou-se para pôr Jesus à prova e lhe perguntou: “Mestre, o que preciso fazer para herdar a vida eterna?”.
26 “O que está escrito na Lei?”, respondeu Jesus. “Como você a lê?”
27 Ele respondeu: “‘Ame o Senhor o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todas as suas forças e de todo o seu entendimento’ e ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’”.
28 Disse Jesus: “Você respondeu corretamente. Faça isso e viverá”.
29 Mas ele, querendo justificar-se, perguntou a Jesus: “E quem é o meu próximo?”.
30 Em resposta, disse Jesus: “Um homem descia de Jerusalém para Jericó, quando caiu nas mãos de assaltantes. Estes lhe tiraram as roupas, espancaram-no e se foram, deixando-o quase morto.
31 Aconteceu estar descendo pela mesma estrada um sacerdote. Quando viu o homem, passou pelo outro lado.
32 E assim também um levita; quando chegou ao lugar e o viu, passou pelo outro lado.
33 Mas um samaritano, estando de viagem, chegou onde se encontrava o homem e, quando o viu, teve piedade dele.
34 Aproximou-se, enfaixou-lhe as feridas, derramando nelas vinho e óleo. Depois colocou-o sobre o seu próprio animal, levou-o para uma hospedaria e cuidou dele.
35 No dia seguinte, deu dois denários ao hospedeiro e disse-lhe: ‘Cuide dele. Quando voltar lhe pagarei todas as despesas que você tiver’.
36 “Qual destes três você acha que foi o próximo do homem que caiu nas mãos dos assaltantes?”
37 “Aquele que teve misericórdia dele”, respondeu o perito na lei. Jesus lhe disse: “Vá e faça o mesmo”.

Para meditar

No tempo de Jesus, os samaritanos eram malvistos e considerados infiéis, mas, nesta parábola, foi o único que sentiu compaixão e cuidou do homem ferido e abandonado à beira da estrada, enquanto os especialistas da religião e da lei não fizeram nada.
Sou capaz de agir como o samaritano diante do meu próximo que enfrenta dificuldades?

Oração do Mês Missionário
Deus Pai, Filho e Espírito Santo,
fonte transbordante da missão,
ajuda-nos a compreender
que a vida é missão,
dom e compromisso.
Que Maria, nossa intercessora
na cidade, no campo,
na Amazônia e em toda parte,
ajude cada um de nós
a ser testemunhas proféticas
do Evangelho,
numa Igreja sinodal
e em estado permanente de missão.
Eis-me aqui, Senhor, envia-me!
Amém.

Assista ao vídeo

O testemunho missionário de inúmeros jovens espalhados pelo Brasil nos anima com sua alegria, saída corajosa e esperança.


Para rezar a novena completa com a sua família, comunidade ou grupos on-line, baixe o livrinho:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *