A vida missionária das famílias

Novena Missionária simplificada – Segundo dia

Oração inicial
Espírito Santo, sopro de vida, que fazes novas todas as coisas, abre nossos corações às tuas inspirações para que, ao escutar e aprofundar tua Palavra, aumentem em nós o ardor missionário e o cuidado com a Casa Comum, nossa terra, e o amor a todas as tuas criaturas, sobretudo cada pessoa criada à tua imagem e semelhança. Espírito de Sabedoria, guia nossos passos nos caminhos da missão. Amém.

Reflexão
A família é “sujeito fundamental da ação missionária da Igreja” (Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil: 2019-2023, 140). É o lugar especial onde a Palavra de Deus deve ser acolhida, vivenciada e transmitida. Ela é o espaço educacional por excelência (cf. Familiaris Consortio, 39).

Mas a transmissão da fé, antes feita na Igreja doméstica, foi delegada à paróquia, por isso atinge seriamente a vivência da Palavra de Deus como algo natural. Além disso, as transformações culturais e morais pelas quais a família tem passado instalam inúmeros dramas e interrompem muitos sonhos (cf. Amoris Laetitia, 57).

Leitor 1: Ainda assim, muitas famílias utilizam a Palavra de Deus como fundamento de uma catequese profunda, que orienta o agir pessoal e social e, como ocorria no passado, une a própria formação em torno da Palavra (cf. Deuteronômio 6,6-7).

Palavra de Deus: 2ª Carta de São Paulo a Timóteo 1,5-9

5 Recordo-me da sua fé não fingida, que primeiro habitou em sua avó Loide e em sua mãe, Eunice, e estou convencido de que também habita em você.

6 Por essa razão, torno a lembrá-lo de que mantenha viva a chama do dom de Deus que está em você mediante a imposição das minhas mãos.

7 Pois Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de equilíbrio.
8 Portanto não se envergonhe de testemunhar a favor do Senhor, nem de mim, que sou prisioneiro dele, mas suporte comigo meus sofrimentos pelo evangelho, segundo o poder de Deus,

9 que nos salvou e nos chamou com uma santa vocação, não em virtude das nossas obras, mas por causa de sua própria determinação e graça. Essa graça nos foi dada em Cristo Jesus desde os tempos eternos.

Para meditar

Assim como Paulo lembra a Timóteo o exemplo de fé de sua mãe e de sua avó, de quem recebi o testemunho de fé?
Como estou transmitindo a fé em minha família?

Oração do Mês Missionário
Deus Pai, Filho e Espírito Santo,
fonte transbordante da missão,
ajuda-nos a compreender
que a vida é missão,
dom e compromisso.
Que Maria, nossa intercessora
na cidade, no campo,
na Amazônia e em toda parte,
ajude cada um de nós
a ser testemunhas proféticas
do Evangelho,
numa Igreja sinodal
e em estado permanente de missão.
Eis-me aqui, Senhor, envia-me!
Amém.

Assista ao vídeo

Neste vídeo, vamos conhecer uma família da Guatemala que, há 9 anos, pertence ao grupo de leigos missionários combonianos. Eles se identificam com o carisma da missão ad gentes, inspirado em São Daniel Comboni. Moram na periferia da grande Belo Horizonte-MG e atuam em diferentes atividades, como a dignidade da mulher, a pastoral carcerária, dependentes químicos e outras pastorais da paróquia. Vivem uma vida como qualquer outra família, com iguais dificuldades, procurando animar e evangelizar, dando testemunho do amor de Deus em suas vidas.


Para rezar a novena completa com a sua família, comunidade ou grupos on-line, baixe o livrinho:

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *