A vida missionária dos idosos e enfermos

Novena missionária simplificada – Nono dia

Oração inicial
Espírito Santo, sopro de vida, que fazes novas todas as coisas, abre nossos corações às tuas inspirações para que, ao escutar e aprofundar tua Palavra, aumentem em nós o ardor missionário e o cuidado com a Casa Comum, nossa terra, e o amor a todas as tuas criaturas, sobretudo cada pessoa criada à tua imagem e semelhança. Espírito de Sabedoria, guia nossos passos nos caminhos da missão. Amém.

Reflexão
No Brasil, já somos 30 milhões de idosos e um grande número de pessoas portadoras de enfermidades que necessitam de atenções e cuidados diferenciados em todos os aspectos, sobretudo no campo da saúde.
Os grupos de Idosos e Enfermos Missionários (IEM) são um serviço missionário que a Igreja oferece, por meio da Pontifícia Obra da Propagação da Fé, aos anciãos, enfermos e todas as pessoas com limitações físicas, com a finalidade de animá-los, despertá-los e acompanhá-los para que, a partir de sua situação particular, possam viver sua vocação missionária, cooperando efetivamente com toda a Igreja.

O serviço nasceu na França, pela iniciativa de uma jovem enferma que, após uma visita a Lourdes, compreendeu que seu sofrimento humano podia dar sentido à sua vida e também ser um efetivo meio para a salvação do mundo.

Palavra de Deus: Cl 1,24-29

24 Agora me alegro em meus sofrimentos por vocês e completo em meu corpo o que resta das aflições de Cristo, em favor de seu corpo, que é a Igreja.
25 Dela me tornei ministro de acordo com a responsabilidade por Deus a mim atribuída, de apresentar-lhes plenamente a palavra de Deus, 26 o mistério que esteve oculto durante épocas e gerações, mas que agora foi manifestado a seus santos.
27 A eles quis Deus dar a conhecer, entre os gentios, a gloriosa riqueza deste mistério, que é Cristo em vocês, a esperança da glória.
28 Nós o proclamamos, advertindo e ensinando a cada um com toda a sabedoria, a fim de que apresentemos todo homem perfeito em Cristo.
29 Para isso eu me esforço, lutando conforme a sua força, que atua poderosamente em mim.

Para meditar

Paulo se alegra em seus sofrimentos como ocasião de participar dos sofrimentos de Jesus, pelo bem da Igreja.
Como assumo as dificuldades e os sofrimentos da vida? Sou capaz de oferecê-los a Deus como oferta para o bem dos outros? Sou solidário, solidária com os doentes e enfermos?

Oração do Mês Missionário
Deus Pai, Filho e Espírito Santo,
fonte transbordante da missão,
ajuda-nos a compreender
que a vida é missão,
dom e compromisso.
Que Maria, nossa intercessora
na cidade, no campo,
na Amazônia e em toda parte,
ajude cada um de nós
a ser testemunhas proféticas
do Evangelho,
numa Igreja sinodal
e em estado permanente de missão.
Eis-me aqui, Senhor, envia-me!
Amém.

Assista ao vídeo

As dificuldades próprias da idade e os sofrimentos causados pelas doenças também são um caminho de amor e oportunidade para o testemunho missionário.

Para rezar a novena completa com a sua família, comunidade ou grupos on-line, baixe o livrinho:

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *