A vida missionária dos seminaristas

Novena Missionária simplificada – Terceiro dia

Oração inicial
Espírito Santo, sopro de vida, que fazes novas todas as coisas, abre nossos corações às tuas inspirações para que, ao escutar e aprofundar tua Palavra, aumentem em nós o ardor missionário e o cuidado com a Casa Comum, nossa terra, e o amor a todas as tuas criaturas, sobretudo cada pessoa criada à tua imagem e semelhança. Espírito de Sabedoria, guia nossos passos nos caminhos da missão. Amém.

Reflexão
Até pouco tempo atrás, a maioria dos candidatos ao sacerdócio provinha do mundo rural. Hoje, a maioria é originária do mundo urbano. O que se pode constatar é que são filhos da época, com suas possibilidades, limitações, desafios e fragilidades.

São jovens que abrem mão de projetos profissionais, deixam a casa dos pais e se dedicam, por oito anos de formação inicial, a tornarem-se padres. Hoje, no Brasil, temos quase 600 seminários e casas de formação, com aproximadamente 6 mil seminaristas das 277 dioceses no Brasil.

Um dos desafios no processo de formação nos seminários é o cultivo do espírito missionário. Não basta apenas fomentar e promover vocações ao presbiterado. É urgente despertar e fortalecer nos seminaristas a sensibilidade e zelo para o serviço missionário, de modo que “estejam prontos a dar a vida” (Papa Pio XI).

Palavra de Deus: Marcos 3,13-15

13 Jesus subiu a um monte e chamou a si aqueles que ele quis, os quais vieram para junto dele. 14 Escolheu doze, designando-os como apóstolos, para que estivessem com ele, os enviasse a pregar 15 e tivessem autoridade para expulsar demônios.

Para meditar

A missão para os discípulos consistia em estar com Jesus, anunciar o que aprenderam e expulsar, com autoridade, tudo aquilo que ameaçasse a vida, prejudicasse as pessoas e causasse a morte.
E para mim? Em que consiste a missão de Jesus em minha vida pessoal e familiar?
De que maneira posso colocar em prática esse texto do Evangelho?

Oração do Mês Missionário
Deus Pai, Filho e Espírito Santo,
fonte transbordante da missão,
ajuda-nos a compreender
que a vida é missão,
dom e compromisso.
Que Maria, nossa intercessora
na cidade, no campo,
na Amazônia e em toda parte,
ajude cada um de nós
a ser testemunhas proféticas
do Evangelho,
numa Igreja sinodal
e em estado permanente de missão.
Eis-me aqui, Senhor, envia-me!
Amém.

Assista ao vídeo

Neste vídeo, vamos conhecer o testemunho do jovem seminarista José Lucas Alves da Cruz, que narra sobre sua experiência missionária em Guiné-Bissau, na África. Ele também conta como descobriu sua vocação e sua esperança de estar a serviço da Igreja como padre.

Para rezar a novena completa com a sua família, comunidade ou grupos on-line, baixe o livrinho:

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *