A vida missionária na Amazônia

Novena missionária simplificada – Oitavo dia

Oração inicial
Espírito Santo, sopro de vida, que fazes novas todas as coisas, abre nossos corações às tuas inspirações para que, ao escutar e aprofundar tua Palavra, aumentem em nós o ardor missionário e o cuidado com a Casa Comum, nossa terra, e o amor a todas as tuas criaturas, sobretudo cada pessoa criada à tua imagem e semelhança. Espírito de Sabedoria, guia nossos passos nos caminhos da missão. Amém.

Reflexão
O Sínodo da Amazônia, que se realizou em outubro do ano passado, após dois anos de intensa preparação, foi um verdadeiro kairós que, pela ação do Espírito Santo, marcou a história da Igreja, não somente da Pan-Amazônia, mas de todo o mundo.

O objetivo principal do Sínodo foi “Identificar novos caminhos para a evangelização daquela porção do povo de Deus, especialmente dos indígenas, frequentemente esquecidos e sem perspectivas de um futuro sereno, e também por causa da crise da Floresta Amazônica, pulmão de capital importância para nosso planeta”.

Em fevereiro deste ano, o Papa Francisco publicou a Exortação Apostólica Pós-Sinodal “Querida Amazônia”, apresentando seus sonhos para a Amazônia e convidando todos para retomarem o Documento Final do Sínodo, com suas reflexões, indicativos de novos caminhos para a Evangelização e para a ecologia integral.

Palavra de Deus: Lc 4,16-21

16 Ele foi a Nazaré, onde havia sido criado, e, no dia de sábado, entrou na sinagoga, como era seu costume. E levantou-se para ler.
17 Foi-lhe entregue o livro do profeta Isaías. Abriu-o e encontrou o lugar onde está escrito:
18 “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me ungiu para pregar boas-novas aos pobres. Ele me enviou para proclamar liberdade aos presos e recuperação da vista aos cegos, para libertar os oprimidos
19 e proclamar o ano da graça do Senhor”.
20 Então ele fechou o livro, devolveu-o ao assistente e sentou-se. Na sinagoga, todos tinham os olhos fitos nele;
21 e ele começou a dizer-lhes: “Hoje se cumpriu a Escritura que vocês acabaram de ouvir”.

Para meditar

Nesse texto, Jesus apresenta sua missão como compromisso com os mais vulneráveis e sofredores, e anuncia um ano da graça do Senhor.
Como estou vivendo a missão? Como esse Evangelho ilumina a minha prática de vida?

Oração do Mês Missionário
Deus Pai, Filho e Espírito Santo,
fonte transbordante da missão,
ajuda-nos a compreender
que a vida é missão,
dom e compromisso.
Que Maria, nossa intercessora
na cidade, no campo,
na Amazônia e em toda parte,
ajude cada um de nós
a ser testemunhas proféticas
do Evangelho,
numa Igreja sinodal
e em estado permanente de missão.
Eis-me aqui, Senhor, envia-me!
Amém.

Assista ao vídeo

Veja as iniciativas missionárias que estão surgindo após o Sínodo da Amazônia. Há muito a fazer, mas vale a pena comprometer-se com a ecologia integral e cuidar de nossa Casa Comum.

Para rezar a novena completa com a sua família, comunidade ou grupos on-line, baixe o livrinho:

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *