Abre tua mão para teu irmão

A Igreja Católica no Brasil celebra, ao longo de setembro, o Mês da Bíblia. A inspiração vem de São Jerônimo, um grande estudioso da Sagrada Escritura que se dedicou a traduzi-la em uma linguagem mais simples, para que as pessoas tivessem melhor entendimento.

Sob essa motivação, desde setembro de 1976, iniciando pela Arquidiocese de Belo Horizonte e rapidamente se expandindo pelo Brasil, a Igreja elege um tema, sendo um livro bíblico para estudo e reflexão. Assim, a comunidade cristã é convidada a ir ao encontro profundo com a Palavra e, através dela, cultivar o relacionamento com Deus e com a comunidade.

Neste ano de 2020, o livro do Deuteronômio foi o escolhido pela CNBB. O lema proposto é “Abre tua mão para teu irmão” (Dt 15,11). Segundo os biblistas Carlos Mesters e Francisco Orofino, o amor de Deus, a memória do povo, o serviço aos irmãos, a atitude de uma comunidade em saída, a vida comunitária, a libertação da opressão e a aliança de Deus com o povo são os grandes temas que se destacam nesse livro.

Diante da realidade complexa em que vivemos, com tantos males que assolam o planeta e a humanidade, o livro de Deuteronômio nos convida à terra prometida, para viver uma vida nova. É o convite à terra da fartura, da solidariedade, da justiça, do cuidado mútuo, do dom de Deus.

Em Deuteronômio, no entanto, fica claro que não é possível chegar lá sozinho. O caminho é coletivo, com passos concretos, sendo necessário abrir a mão para o irmão, acolhendo a vulnerabilidade humana com compaixão e misericórdia. Que a Palavra de Deus nos oriente e seja luz para nossos passos.

Para mais informações sobre o Mês da Bíblia, sugerimos as seguintes fontes:

Como se preparar para o Mês da Bíblia 2020?

Mês da Bíblia – 2020
Tema: O livro do Deuteronômio Lema: “Abre tua mão para teu irmão” (Dt 15,11)
Por Carlos Mesters e Francisco Orofino

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *