“Academia da Espiritualidade”: suor, graças e bênçãos

Se você vive uma verdadeira Páscoa, com certeza não vai precisar correr para a academia, intensificar as atividades físicas e se livrar dos excessos.

Nossa adesão cotidiana de fé e vivência cristã é como se estivéssemos matriculados, matriculadas na “Academia da Espiritualidade”, e, em nossa “ficha”, estivesse escrito: “OITAVA DA PÁSCOA”.

É o tempo da alegria pascal que se estende, de maneira especialmente vibrante, nos oito dias que se seguem ao Domingo da Páscoa, até o Domingo da Misericórdia. São tempos litúrgicos que se unem, em unidade de Igreja.

Para os cristãos, mesmo que o mistério pascal de Cristo seja recordado a cada Eucaristia, este tempo é um convite para celebrar o mistério da fé que é a paixão, morte e ressurreição.

Nosso mantra “Este é o dia que o Senhor fez para nós, alegremo-nos e nele exultemos” (Sl 118,24) é, na verdade, um convite permanente para sermos testemunhos vivos de fé e mensageiros da paz.

A “Academia da Espiritualidade” é, de fato, muito exigente e requer muito suor e dedicação. A Páscoa é todo dia! Tempo de renovação e anúncio que se transforma num “estado de graça permanente”.

Acaba a OITAVA DA PÁSCOA, mas o tempo pascal se estende. Renovar a fé na promessa divina nos move e nos nutre.

Mas, para além de calendários litúrgicos, o importante é que a mensagem que fica é da alegria espiritual e de agradecer bênçãos, apesar de tantos desafios que a realidade nos impõe.

Haja “academia”!

Haja fé!

É um exercício cotidiano vivermos a coerência pascal.

A alegria pascal, a acolhida, a fraternidade, a justiça… são mensageiras da nossa vivência de fé.

Podemos arriscar e desejar uma ética pascal, de corpo e sangue, em que o pão mate a fome de todos e o vinho se transforme na alegria de viver.

Essa ética pascal ilumina nosso olhar para enxergarmos esperança, onde a vida segue ameaçada, onde a fragilidade está exposta feito chaga.

A ética pascal nos lembra de nossa finitude e nos convida a amar a vida, as amizades, o encontro e a partilha.

A ética pascal não nos deixa esquecer que somos todos irmãos.

A mensagem pascal que fica é que a vida sempre vence, mas, para isso, além de cuidar do corpo, vamos precisar frequentar a Academia da Espiritualidade: suor, graças e bênçãos!

A Páscoa é todo dia, sempre! 

Maria José Brant (Deka)

Assistente social, analista de Políticas Públicas na Prefeitura de Belo Horizonte, MG, mestra em Gestão Social e mosaicista nas horas vagas.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *