Água, motriz da vida

Quantos litros de água você bebeu hoje? Só se lembra de beber esse precioso líquido quando você está com calor? E, falando em calor, quantos banhos toma por dia? Tem plantas? E elas são regadas quantas vezes por dia ou semana? Ao escovar os dentes ou fazer a barba, você fecha a torneira ou deixa a água correr à vontade? Quanto metros cúbicos gasta por mês? É só observar sua conta de água.

Dia 22 de março, Dia Mundial da Água! A água é um bem valioso por gerar, sustentar e manter vidas. Também é extremamente preocupante há algumas décadas, pois ela tem sofrido pela ação humana e, consequentemente, tem causado violência por onde passa: enchentes, alagamentos, deslizamentos, etc. O aquecimento global causou o efeito estufa e, com o desmatamento e a poluição de grandes indústrias, esses efeitos só têm aumentado.

Desde a Grécia Antiga, por volta dos anos 600 antes de Cristo, um filósofo, Tales de Mileto (624-546 a.C.), ao buscar a arché, ou seja, o elemento primordial do mundo, afirmou que “a água é motriz da vida”. Outro pensador que também investigava os elementos da natureza, Heráclito (540–470 a.C.), chegou a dizer: “Não podemos banhar-nos duas vezes no mesmo rio, porque as águas são outras”. Muitos séculos depois, Leonardo da Vinci (1452-1519) chegou a dizer que “a água é o vínculo da vida”, retomando a tese jônica. A água sempre foi objeto de estudo e desejo de consumo por muitos povos, tanto urbanos quanto rurais.

Segundo estudos, o Brasil tem 12% de água potável em seu território, tornando-se o maior do mundo em volume de água. No entanto, as secas têm trazido preocupações com a possível escassez desse mineral. O ciclo das chuvas tem diminuído, e as geleiras nos polos têm derretido. 

As autoridades dos países reúnem-se para assinar acordos, fazer tratados. A Encíclica do Papa Francisco, Laudato si’ (2015), é um apelo de socorro em favor da natureza; enfim, todos temos a tarefa de “cuidar da casa comum”.

Você já pensou em economizar água? Que tal, em vez de deixar a água da máquina de lavar ir para o ralo, aproveitá-la, colocando-a em baldes para lavar a garagem, o carro? Tomar banho de chuveiro com uma bacia a seus pés e aproveitar a água para dar descarga, por exemplo. Dá trabalho? Teremos mais trabalho quando não tivermos água suficiente para todos. 

A água, as chuvas, as florestas são conectadas, por isso, em vez de jogar fora as sementes das frutas que consome, que tal as jogar nos terrenos vazios, em praças, lugares baldios? Com o tempo, teremos mais árvores, e estas vão crescer e amparar os pássaros, dar sombra para todos nós e, ao soltarem oxigênio, produzirão chuvas.

Toda água que cai do céu é uma bênção! Não a desperdice. Cada gota é vida. Lembremos que água é vida, então não a deixe parada, para não ser foco de mosquito Aedes aegypt.

Maria Terezinha Corrêa

Mestranda em Filosofia, antropóloga, especialista em Ensino de Filosofia, graduada em Filosofia e Pedagogia, filiada à ABA, APEOESP, SBPC, Sintram, Aproffib, agente da Pastoral da Pessoa Idosa e professora de Filosofia na rede pública da Prefeitura de São José-SC.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *